A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), promoveu mais uma edição do projeto SerMulher Escuta, na tarde da última sexta-feira, 7. Desta vez, o grupo ouvido foi formado por mulheres integrantes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Além da escuta, a equipe da SerMulher realizou o cadastro das participantes.
Atualmente, a Care conta com cerca de 30 mulheres, das quais 19 participaram do encontro, compartilhando suas experiências, desafios e expectativas para o futuro. “Achei incrível essa tarde, porque foi um momento de fala das meninas, para que elas dissessem o que de fato está ruim e o que pode ser melhorado. Achei o máximo, porque acredito que vou ser a mais inspirada de todas por estar aqui. E quero ser a porta-voz das meninas”, afirmou a coordenadora de logística da Care, Bruna Rafaela.
Durante o encontro, a secretária Elaine Oliveira apresentou as ações da SerMulher e destacou a importância do projeto. “Hoje a Secretaria da Mulher chega para ouvir a expectativa de vocês, para olhar e dizer também que agora vocês têm uma secretaria que vai estar ao lado de vocês na saúde, na educação, na empregabilidade e em outros setores em que a nossa presença e atuação forem necessárias”, ressaltou.
Sobre a Care
Criada em 2000 com apoio do Unicef, a Care surgiu para promover condições dignas de trabalho para ex-catadores e ex-catadoras do antigo lixão da Terra Dura, no bairro Santa Maria. A cooperativa atua como uma unidade produtiva voltada ao beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis, contribuindo para o aumento da renda e para a sustentabilidade na cidade.
“Somos uma cooperativa formada por ex-catadores do antigo lixão de Santa Maria, que foi fechado há mais de 20 anos. Hoje temos uma função muito importante em Aracaju, que é a coleta seletiva. Nossos caminhões fazem a coleta e trazem o material para a cooperativa, onde nossas equipes realizam a triagem e a destinação correta dos resíduos”, explicou o presidente da Care, Dácio Ferreira.