A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), encerrou nesta terça-feira, 11, a participação na quarta edição da Aracaju Beauty Hair. Ao longo dos três dias de evento, realizado no Centro de Convenções AM Malls, foram feitos cerca de 100 atendimentos ao público no estande da Fundat, por meio de cadastros de empresas interessadas em ofertar vagas de emprego, inscrições nos cursos oferecidos e orientações ao Microempreendedor Individual (MEI).
De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc) da Fundat, Maria Júlia Vasconcelos, estar em uma feira desse porte é essencial para aproximar o poder público de quem gera emprego e de quem busca oportunidade. “Nesta feira, pudemos divulgar os serviços que podemos oferecer à sociedade e garantir que as empresas encontrem as pessoas ideais para seus negócios e que os interessados encontrem o emprego que desejam”, ressaltou.
A diretora também destacou a campanha “Empresa Protagonista”, apresentada durante o evento, como uma das estratégias da gestão municipal para inserir no mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Esta campanha tem por finalidade oportunizar aos jovens que estão iniciando a vida profissional. As empresas parceiras se comprometem não apenas a abrir as portas, mas a garantir que esses jovens permaneçam pelo menos seis meses, para que saiam com a experiência mínima que o mercado costuma exigir”, esclareceu Maria Júlia, informando que mais de 15 empresas foram cadastradas durante a feira.
Aracaju no setor de beleza
Idealizador da Aracaju Beauty Hair, Daniel Aragão ressaltou que o apoio da Prefeitura de Aracaju foi significativa para o crescimento do evento e para a consolidação da capital no calendário nacional do setor de beleza.
“Essa parceria com a Prefeitura é muito importante. Nosso evento já está na quarta edição, acontece sempre em novembro e, a cada ano, cresce em expositores e em público. Temos fábricas e indústrias de cosméticos vindas de mais de nove estados, que vêm para cá fazer negócios, vender para os profissionais da beleza e buscar distribuidores. É uma feira que fomenta negócios e movimenta a economia, e o apoio do município fortalece ainda mais esse ambiente”, avaliou Daniel, estimando em mais de seis mil pessoas o público visitante durante a feira.
Ofertas de cursos
A Fundat aproveitou esse fluxo intenso de público durante o evento para divulgar cursos previstos para novembro, distribuídos nas quatro Unidades de Qualificação Profissional (UQPs): Santos Dumont, Santa Maria, Coroa do Meio e Mosqueiro. Ao todo, são ofertadas mais de 500 vagas em capacitações nas áreas de produção alimentícia, cultura e design, informática e comunicação, ambiente e saúde, desenvolvimento educacional e social, além de gestão e negócios.
Quem aproveitou essa oportunidade foi a manicure Caroline da Silva, que visitou o estande da Prefeitura em busca de orientação para se profissionalizar. Ela conheceu o catálogo de cursos da Fundat e realizou o cadastro no curso de unhas decoradas, cujas aulas começam nesta quarta-feira (12), na UQP Mosqueiro.
“Eu já trabalho em casa, atendo as clientes na sala, mas nunca fiz um curso mais avançado. Quando vi que a Fundat oferece capacitação gratuita e ainda ajuda na busca por emprego, me animei muito. Quero me qualificar, atender melhor e, quem sabe, abrir meu próprio espaço no futuro”, contou Caroline, ao sair do atendimento.