Procon Aracaju integra Operação Copo Limpo durante o Pré-Caju 2025

Segurança Municipal e Cidadania
14/11/2025 16h20
Início > Noticias > 114111

Garantir a segurança do consumidor e a comercialização de produtos com origem e qualidade comprovadas, durante o Pré- Caju 2025. É com esse objetivo que o Procon Aracaju, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participa da Operação Copo Limpo. A ação começou na tarde desta sexta-feira, 14, e reúne nove instituições públicas.

Serão fiscalizados pontos de venda de bebidas alcoólicas, incluindo barracas, isopores e camarotes particulares e oficiais. Durante a operação, os órgãos irão verificar documentos, a procedência das bebidas comercializadas, a certificação do rótulo, do lacre e selo fiscal. 

O responsável pelos bares dos camarotes, Maurício Carvalho, considerou a iniciativa importante. "A gente dá credibilidade ao trabalho, ao local onde o produto é comprado porque temos que apresentar tudo. E com todos esses problemas que estão tendo, quanto mais segurança a gente tiver, melhor", afirmou.

A coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide de Araújo, destacou a necessidade da operação. "Temos que garantir a segurança sanitária, a integridade física e os direitos do consumidor, preservando a saúde pública dos foliões e trabalhadores envolvidos no evento. Vamos atuar durante todos os dias da festa para garantir que tudo esteja em conformidade com as normas legais de comercialização e armazenamento dos produtos", afirmou.

Segundo a titular da Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil de Sergipe, Georlize Teles, caso sejam detectadas irregularidades, a bebida será imediatamente apreendida. "Além disso, o o estabelecimento poderá ter suas atividades encerradas. O material será encaminhado à delegacia para a instauração de inquérito policial e posterior encaminhamento ao Poder Judiciário", pontuou.

Panfletagem

Pela manhã, as equipes realizaram ações educativas, com distribuição de panfletos e adesivos. Além disso, orientaram foliões e comerciantes sobre os riscos causados por bebidas adulteradas e falsificadas. A operação conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público de Sergipe, Vigilância Sanitária, Procon Estadual e Municipal, Perícia Oficial, e da Emsurb.