Audiência pública debate plebiscito sobre limites entre Aracaju e São Cristóvão

Agência Aracaju de Notícias
14/11/2025 16h28
Início > Notícias > Audiência pública debate plebiscito sobre limites entre Aracaju e São Cristóvão

A prefeita Emília Corrêa, participará, na próxima segunda-feira, 17, às 19h, na sede da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Professora Guiomar Conceição Brito dos Santos, no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão, de uma audiência pública dedicada ao Projeto de Lei Complementar nº 6/2024, que trata do procedimento de desmembramento simplificado de municípios com o objetivo exclusivo de solucionar conflitos territoriais entre Aracaju e São Cristóvão.

A proposta, em discussão na Câmara Federal, tornou-se uma alternativa para encaminhar a disputa de limites entre os municípios, e sua aprovação vai possibilitar a realização de um plebiscito para que a população possa escolher a definição das áreas envolvidas.

"Essa audiência pública é necessária, talvez a mais importante de todas, por contar com este detalhe de termos como relator um Deputado Federal sergipano, sem falar em todo processo que vai impactar na vida das pessoas e precisa ser construído às claras, com diálogo e responsabilidade. O projeto que estamos apresentando pode, sim, levar a um plebiscito para que a própria população ajude a definir os limites com São Cristóvão. E isso só reforça o que defendemos: decisões importantes precisam ouvir o povo. Nada será feito sem diálogo. A audiência é o momento para que cada morador entenda a proposta, faça perguntas e contribua", declarou a prefeita. 

Para Thiago de Joaldo, relator do PLP, a presença de um Deputado sergipano à frente de uma pauta tão sensível como esta, faz toda diferença. "E honra assumir a relatoria deste Projeto de Lei Complementar que trata de um tema tão sensível e histórico para Aracaju e São Cristóvão. Meu compromisso é garantir transparência, diálogo e responsabilidade em cada etapa. Vamos ouvir a população, analisar os aspectos técnicos e jurídicos, e entregar um parecer que respeite a verdade dos fatos e os interesses do povo. Este não é um debate político-partidário, é um debate sobre limites, direitos e futuro. E, como sempre, trabalharei com seriedade, serenidade e total compromisso com Aracaju. Reafirmo, podem contar comigo", enfatizou. 

A audiência também pretende esclarecer dúvidas da comunidade e reforçar a importância da participação social no encaminhamento do tema.