Media training: Prefeitura de Aracaju capacita servidores da Secretaria da Educação

Educação
14/11/2025 17h44
Início > Noticias > 114114

Nesta sexta, 14, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), deu continuidade ao I Media Training voltado para os gestores de todas as pastas. O encontro de hoje foi com os servidores da Secretaria da Educação de Aracaju. Coordenadores, diretores administrativos, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e técnicos das mais diferentes áreas participaram do encontro.

 

O objetivo é desenvolver as habilidades de comunicação interpessoal, por meio do entendimento das necessidades e do funcionamento da imprensa, oferecer subsídios técnicos que auxiliem na interação com os veículos e no relacionamento com os mais variados profissionais da área. A iniciativa integra o planejamento estratégico da gestão e busca fortalecer a convergência dos processos de comunicação entre a administração municipal e os veículos de imprensa, por meio de suas assessorias.

 

O treinamento foi realizado pelos jornalistas André Britto (porta-voz da Prefeitura), Daniele Ferreira (chefe do Cerimonial) e Lais de Melo (diretora de Jornalismo da Secom). A primeira parte do treinamento foi comandada pela jornalista Daniele Ferreira, que compartilhou técnicas de aperfeiçoamento vocal, relaxamento e relacionamento com os colegas de trabalho e comunidade escolar. Foi um momento de muita descontração e técnicas para a melhoria da voz e posicionamento frente às câmeras.

 

De acordo com Daniele Ferreira, uma das maiores preocupações da gestão da prefeita Emília Corrêa é a Educação. “E a comunicação tem tudo a ver, como você trabalha as questões internas, porque é isso que a gente leva para a sociedade, um olhar humano, um olhar que pensa nas crianças, pensa na base e faz toda a diferença” concluiu.

 

Na sequência, foi a vez da diretora de Jornalismo da Secom, Lais de Melo falar sobre o ‘Papel da Comunicação Pública’. Ela esclareceu o papel da comunicação pública como transparência, impessoalidade e tratou dos impasses que muitas vezes surgem nas relações entre veículos e gestores. "É importante a gente falar sobre Comunicação Pública e encontros como esses em que a gente tem diretores e coordenadores de escolas, a gente entende que é dever nosso levar informações claras e objetivas para toda a sociedade. Somos servidores públicos e representamos a gestão. Gostei bastante da participação e interação de todos para passarmos as informações da melhor forma para a população", disse.

 

O porta-voz da Prefeitura de Aracaju, André Brito, levou para a Semed exemplos de experiências exitosas na comunicação e casos que podem gerar ruídos. Apresentou pesquisas e números que mostram o perfil da Semed nas rádios, televisões e jornais com análise do panorama para que todos pudessem entender a importância de estar atento às informações enviadas aos veículos.        

 

“É gratificante trazer esse treinamento personalizado para a Semed, a segunda instituição a receber a gente. É importante falar de comunicação pública, mas acima de tudo da consciência que cada pessoa tem sobre o processo de comunicação, principalmente, para não gerar ruído e saber como reagir quando necessário. Mas o principal é ver o alinhamento das pessoas com a atual gestão da Prefeitura de Aracaju”.

 

A chefe de Comunicação da Secretaria da Educação, Monique Costa, enalteceu a importância da iniciativa. “Para nós jornalistas, esse é um momento bem importante, que une todos os nossos gestores para falarmos sobre comunicação pública. Essa parceria com a Secom é extremamente necessária para alinharmos as nossas ações entre gestores e a sociedade”, afirmou Monique Costa.

 

A secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, participou durante toda a manhã e falou da relevância de momentos assim para uma melhoria na comunicação com a sociedade: “Esse é um momento muito importante porque qualifica melhor nossos gestores na hora de dar uma entrevista, na hora de se comunicar e evoluir nesse trabalho da educação com as famílias. Estamos bem satisfeitos com a participação de nossos diretores, coordenadores e técnicos nesse momento com a Secom,” concluiu.