Pré-Caju: Prefeitura intensifica proteção social com equipes de abordagem e assistência

Família e Assistência Social
16/11/2025 10h10
Início > Notícias > Pré-Caju: Prefeitura intensifica proteção social com equipes de abordagem e assistência

Com milhares de foliões na Orla de Atalaia, o Pré-Caju 2025 conta com um esquema ampliado de proteção social coordenado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). A pasta atua com equipes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e de Abordagem Social, que durante a festa realizam ações voltadas especialmente para crianças, adolescentes, pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua. 

O Serviço de Abordagem Social age nos principais pontos de circulação, realizando monitoramento contínuo para identificar possíveis situações de risco, como exploração de trabalho infantil, negligência, abandono e violações de direitos. Quando necessário, os profissionais encaminham as pessoas afetadas aos serviços da rede municipal. A atuação também tem como objetivo a conscientização, com a distribuição de materiais informativos ao público com orientações sobre proteção de crianças e adolescentes, direitos sociais e canais de denúncia, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

Outra frente reforçada é a de atendimento a pessoas em situação de rua. Os profissionais realizam rondas, oferecendo orientações, acesso aos Centros de Referência Especializados e encaminhamento para unidades de acolhimento quando houver necessidade e consentimento.

Segundo a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, a presença da rede de proteção social em eventos de grande porte é fundamental para reduzir riscos e garantir um ambiente mais seguro. “O Pré-Caju é um momento importante de celebração para Aracaju, mas também exige responsabilidade. Estamos ampliando o cuidado para que a festa seja inclusiva, segura e respeitosa para todos”, destacou. 

Trabalho Infantil

No primeiro dia de folia, cinco casos de trabalho infantil foram identificados. As equipes prestaram orientação aos familiares e realizaram o registro da ocorrência com o Salve Criança e Adolescente. 

Além disso, foram realizadas 22 orientações socioeducativas para inibir a ocorrência de trabalho infantil.  

Outros dados 

Até o fim deste sábado, 15, foram realizadas 59 ações socioeducativas, de abordagem e atendimento. Entre elas, destacam-se:

  • Duas crianças que estavam perdidas, cujas famílias foram localizadas pela equipe;
  • Um idoso em situação de desorientação, migrante de Itabaiana, com possíveis sinais de comprometimento neurológico, para o qual foi realizado o acionamento e localização de familiares;
  • Seis pessoas em situação de rua, com encaminhamentos relacionados à regularização documental e ao acompanhamento para acolhimento institucional.

Houve, ainda, o apoio em uma ocorrência registrada no posto médico: uma mulher de 24 anos, gestante de três meses, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após desmaio decorrente de ingestão de bebida alcoólica.

A Prefeitura também atuou em 22 ações da campanha educativa sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, reforçando as orientações aos comerciantes e ao público presente.