A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promoveu, nos dias do Pré-Caju 2025, uma iniciativa sustentável. Em parceria com a Cooperativa União, a Emsurb atuou na separação e coleta de materiais recicláveis descartados pelos foliões, como plástico e latas, e gerou renda para os catadores.
Além de reunir os materiais descartados, a Estação da Reciclagem, ponto de apoio da Emsurb instalado próximo ao estacionamento da Praia do Havaizinho, na Orla de Atalaia, também recolhe roupas e calçados doados pelas pessoas que estão na folia ou que trafegam pelo local, em um ato de descarte consciente. Com a parceria, a Cooperativa União faz a compra dos materiais coletados e viabiliza um trabalho dinâmico e benéfico, proporcionando monetização e cuidado com o meio ambiente.
A assessora técnica da coordenadoria ambiental da Emsurb, Letícia Rocha, explicou que o diferencial desta edição do Pré-Caju foi a entrega de camisas com o objetivo de identificar e valorizar os catadores de reciclagem que participaram da ação. “Nesta edição estamos realizando de maneira inédita o cadastro de catadores, a partir do qual eles receberam camisas. Essas camisas os identifica e padroniza, deixando tudo mais organizado”, disse.
O presidente da cooperativa, Jackson Miller, também falou sobre a importância do projeto. “Anteriormente os catadores saiam com peso levando sua coleta para casa. Agora, neste ponto de apoio, adquirimos os materiais diretamente deles, assegurando uma remuneração justa, digna e condizente com seu esforço. Agradecemos profundamente a Prefeitura de Aracaju, pelo apoio e espaço”, afirmou.
Para o catador Rafael José Santos, que atua na área há 13 anos, a estação que reúne os recicláveis é uma excelente opção e otimiza seu trabalho. "Meu trabalho é como catador de material reciclável durante todos os dias. E, agora com o Pré-Caju, onde o fluxo de resíduos é maior, aproveitei para realizar meu trabalho aqui também. O diferencial é esse ponto de reciclagem que ajuda e muito a nós catadores" explicou.
A catadora Marileide Silva Santos destacou a geração de renda com a venda dos itens entregues à cooperativa. "O ponto de coleta disponibilizado está ótimo e a contribuição está muito boa também. Dentro da realidade de quem trabalha nessa área diariamente. Além de não precisarmos nos deslocar para fora do circuito para realizar a venda dos materiais", disse.
A Emsurb mobilizou um efetivo de mais de 250 agentes para atuar na prévia carnavalesca, mantendo limpas a Avenida Santos Dumont e as vias adjacentes.