Estudantes da Escola Municipal José Carlos Teixeira visitam Caravana do Futebol Feminino

Educação
25/11/2025 15h57
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A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta semana a premiação de alunos pelos bons resultados alcançados no ‘Caça ao Tesouro’, projeto que estimulou e preparou os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). Ao todo, cerca de 2.700 crianças dos 5º anos da rede pública serão contempladas até o dia 12 de dezembro com passeios a pontos que proporcionam não só diversão e lazer, mas também o acesso ao conhecimento por meio da arte, cultura e educação ambiental.

Com esse propósito, de 24 a 27 de novembro, está em andamento a visitação de 600 alunos de nove escolas municipais à ‘Caravana do Futebol Feminino Petrobras’, um projeto da estatal em parceria com o Ministério da Cultura, que em Aracaju conta com o apoio da Prefeitura. A carreta itinerante está instalada no Parque da Sementeira, onde nesta terça-feira, 25, aconteceu a visita de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Carlos Teixeira, do Mosqueiro. 

O setor responsável por essas ações é o Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed. Conforme a diretora, Osvaldina Ribeiro, essas atividades fora do ambiente escolar ocorrerão em locais como o cinema, Oceanário de Aracaju, Parque Ecológico Poxim, Parque da Cidade, Memorial de Sergipe, Mirante da 13 de Julho, entre outros. Segundo ela, essa é uma iniciativa inédita na história do departamento. 

“Nossos alunos estudaram, participaram das dinâmicas e realizaram todas as avaliações e atividades propostas. Isso tudo é um reconhecimento pelo empenho das crianças durante a preparação para o Saeb e Saese, sobretudo pela participação no ‘Caça ao Tesouro’”, destacou Osvaldina Ribeiro.

‘Futebol Feminino’

Na Caravana do Futebol Feminino, as crianças do José Carlos Teixeira foram direcionadas a exposições interativas que destacam o universo do futebol feminino brasileiro e a trajetória de suas grandes referências, como Marta, Formiga, Cristiane, Tamires e Duda, além de informações sobre atletas locais. 

O acesso a tecnologias, como o totó interativo, e o uso da IA Sofia no espaço, que responde a perguntas sobre futebol feminino, foram alguns dos itens que mais chamaram atenção das crianças. Na área externa, houve muitas dinâmicas ligadas ao futebol, a exemplo da competição de embaixadinhas, e a apresentação da peça Bibi Circo Show, protagonizada pela Palhaça Bibi. 

Segundo a produtora da caravana, Bryce Poderoso, o projeto tem como objetivo promover o engajamento, especialmente entre as jovens que sonham em se tornar jogadoras de futebol. “Considerando que o futebol feminino no Brasil ainda não possui o reconhecimento merecido, a Petrobras TV patrocina esta iniciativa para aumentar o interesse das meninas”, afirmou.

A professora da turma, Ângela Santos Oliveira, acompanhou os alunos durante o passeio. Ela enalteceu a relevância da ida a espaços que executam trabalhos dessa natureza. “Iniciativas como essa são cruciais para ampliar a compreensão de mundo, da história e aumentar a capacidade de sonhar e vislumbrar um futuro além do ambiente familiar. O projeto de futebol feminino, por exemplo, é importante para a desconstrução de estereótipos de gênero. Quanto maior a pluralidade e a desconstrução de gênero, maior a possibilidade de promover a plenitude do ser humano e sua expressão no mundo”, disse a professora.

A aluna do 5º ano Geovanna Sofia não só considerou maravilhosa a experiência na Caravana, como também se inspirou a seguir em frente com seus sonhos. “Eu amei conhecer tudo isso. Quando crescer eu quero ser uma jogadora de futebol, eu gosto muito. Eu quero entrar numa escolinha de futebol feminina”, contou a menina. A amiga dela, Thauanny Aparecida também sonha ser atleta profissional e se encantou especialmente pelas tecnologias disponibilizadas no espaço. “Gostei muito de conversar com a IA e jogar no totó digital”, relatou.

“Caça ao tesouro”

O projeto foi criado neste ano e destinado a turmas dos 2º e 5º anos da rede pública de Aracaju. Ele foi desenvolvido para tornar a preparação para as avaliações externas mais engajadoras. A cada simulado realizado, os alunos desbloqueavam as conquistas chamadas de “Pedras do Saber”, como esmeralda, safira, rubi e diamante, de acordo com critérios de participação e desempenho nas avaliações. Quanto melhor o rendimento nas provas, mais avançavam nos mapas.