População celebra abertura dos eventos natalinos em Aracaju e aprova programação

Agência Aracaju de Notícias
01/12/2025 15h45
Início > Noticias > 114376

O Parque da Sementeira se transformou em um cenário de expectativa e encanto com a abertura do projeto A Luz do Natal, realizado pela Prefeitura de Aracaju. Famílias, crianças e visitantes ocuparam cada espaço do parque para acompanhar o calendário natalino da capital. Uma contagem regressiva, conduzida pelas crianças, marcou na última quinta-feira, 27, o acendimento oficial das luzes. Em poucos segundos, o Parque Governador Augusto Franco ganhou um brilho especial que despertou emoção entre o público presente.

Este ano, a cidade ganhou uma das maiores decorações natalinas já montadas pelo município, com mais de 7 milhões de pontos de luz espalhados em estruturas que combinam beleza, simbolismo e interação. O túnel iluminado de 140 metros, árvores flutuantes de 16 metros, os elementos instalados nos lagos, as esculturas instagramáveis e a tradicional Casa do Papai Noel criaram uma atmosfera que envolve e convida as famílias a vivenciar o espírito natalino. Além da Sementeira, a decoração se espalha por diversos pontos da cidade, como a Orla da Praia Formosa, Orla Pôr do Sol, Arcos da Atalaia, Colina do Santo Antônio e Avenida Hermes Fontes.

Entre o público que esteve presente na abertura do evento A Luz do Natal, muitos ressaltaram a importância do evento como um momento de encontro, aconchego e renovação de afetos. O psicólogo Guilherme Fernandes, que estava com a esposa, a farmacêutica Vanessa Ferrer e o pequeno Benjamin, descreveu o significado da noite. “É importante ter esse momento na cidade, que é a abertura dos festejos natalinos. É um momento de celebração, e as famílias se sentem bem à vontade de vir e viver isso juntas”.

A consultora de planejamento Kelly Cristina dos Santos também escolheu o Parque da Sementeira para viver a abertura da programação com a família. Acompanhada da filha Marina Dantas, mãe do bebê Arthur, de quase três meses, da pequena Lorena, de 8 anos, e da sobrinha Luz do Sol, também de 8 anos, ela descreveu a noite com emoção. “A iluminação no Parque da Sementeira emociona. Trazer minha família pra cá é especial. A gente se sente muito à vontade. Espero que aconteça sempre, porque estaremos sempre aqui”, disse.

A enfermeira aracajuana Camila Lima estava no evento ao lado das filhas gêmeas, Gabriela e Giovana, de dois anos. Ela contou que fez questão de participar da abertura para criar memórias afetivas com as meninas. “Talvez elas não lembrem, mas eu jamais vou esquecer. Quero que cresçam vivendo o espírito natalino e entendendo a importância de celebrar a família, o amor e a união. Este momento é muito especial para nós”, afirmou.

A diarista Daniela dos Santos, moradora do bairro Santa Maria, também levou os filhos para acompanhar o acendimento das luzes no Parque da Sementeira. Com Márcio Gabriel, de nove meses, e Gabriela, de três anos, ela celebrou a oportunidade de participar do evento mais perto de casa. “É muito lindo. Para mim, que moro no Santa Maria, ficou bem mais próximo. Sempre tive vontade de vir, mas no Centro era mais distante. Agora eu trago os pequenos, porque é um momento que traz esperança. As luzes dão um ânimo nas pessoas. É muito especial”, contou.

O casal Paloma da Silva e Romário Lessa, encarregado, também esteve presente acompanhado dos filhos, Zaya e Yan. Frequentadores assíduos do parque, eles destacaram como a iluminação natalina torna o ambiente ainda mais especial para as crianças. “É um momento muito bacana. O parque já ficou lindo depois da reinauguração, e agora ganha um brilho a mais. Sempre trago os meninos para brincar aqui na minha folga, e minha filha estava na expectativa, porque ela ama ver luzes de Natal. A cada ponto iluminado, a alegria deles só aumenta. Com a iluminação acesa, o parque fica perfeito”, comentou Romário.

Com o brilho das luzes espalhadas pela cidade, Aracaju iniciou oficialmente a temporada natalina com ações que unem cultura, pertencimento e solidariedade. A programação segue até o dia 6 de janeiro, com desfiles natalinos em diferentes bairros, apresentações culturais, Cantata de Natal no Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto e o Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso. No aspecto social, a Prefeitura de Aracaju também realiza o Natal Sem Fome, ação que beneficiará 1.200 famílias com a entrega do 13º do Cartão AME e distribuição de alimentos.