Novembro Roxo: HAMA promove capacitação para reforçar cuidados com bebês prematuros

Saúde
28/11/2025 14h45
Início > Noticias > 114383

Em alusão ao Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre a prematuridade, o Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju Lourdes Nogueira (HAMA), gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), realizou um seminário voltado à capacitação de profissionais de saúde. A programação incluiu atividades voltadas ao aprimoramento técnico e à troca de experiências entre os participantes.

 

Com a dedicação dos profissionais e a busca constante por aprimoramento, cada desafio se transforma em cuidado, atenção e esperança para os bebês prematuros e suas mães. A diretora-geral do HAMA, Monique Flor, destacou a importância do compromisso da unidade com o tema. “Temos uma equipe preparada para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. A realização de seminários e outras formas de aperfeiçoamento enriquece muito o conhecimento dos nossos colaboradores e nos ajuda a oferecer um cuidado cada vez mais adequado aos bebês prematuros, além de aprimorar o acolhimento às mães”, afirmou.

 

O evento também promoveu debates com profissionais de outras unidades e estados, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento. Um dos destaques foi a discussão sobre o método canguru, que valoriza o contato pele a pele entre mães e bebês como forma de promover o desenvolvimento saudável dos prematuros.

 

A coordenadora do bloco neonatal, Cinthia Cristina, ressaltou a importância da atuação integrada de diferentes profissionais no cuidado aos prematuros. “Buscamos sempre oferecer um atendimento completo, envolvendo áreas como neonatologia, enfermagem, nutrição e psicologia. Iniciativas como esta nos dão a oportunidade de trocar experiências, enfrentar desafios e aprimorar cada vez mais o cuidado humanizado que prestamos”, explicou.

 

O Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju desempenha, constantemente, atividades de cuidado neonatal, investindo na capacitação das equipes e no acolhimento às famílias.