Seplog e Aracaju Previdência definem Política de Investimentos 2026

Planejamento e Orçamento
28/11/2025 17h01
Início > Notícias > Seplog e Aracaju Previdência definem Política de Investimentos 2026

Na tarde desta sexta-feira, 28, gestores da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e o Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) discutiram com os membros do Conselho de Previdência e Conselho Fiscal, sobre os indicadores mais recentes da gestão previdenciária e diretrizes que irão orientar o próximo ciclo de investimentos da instituição. A iniciativa integrada contribui para a transparência, o planejamento e a segurança dos recursos destinados aos servidores.

Entre os principais pontos da pauta esteve a apresentação da Política de Investimentos 2026, documento que define as estratégias de aplicação dos recursos previdenciários com base nas projeções de mercado, no perfil do regime próprio e nas diretrizes estabelecidas pela legislação vigente. A proposta inicial foi detalhada pela equipe técnica da Ajuprev, que enfatizou a importância de manter uma carteira equilibrada e com foco na segurança, na rentabilidade e na liquidez necessárias.

Também foram apresentados os dados referentes ao desempenho da carteira de investimentos em outubro de 2025, com a análise dos resultados obtidos no mês e no acumulado do ano, os indicadores da Gestão Previdenciária de Outubro/2025 e o Conselho Fiscal. 

“Encerramos mais uma reunião do Ajuprev com transparência e responsabilidade, apresentando dados atualizados e discutindo a Política de Investimentos para 2026 com todo o Conselho. Essa construção conjunta reforça a segurança do nosso regime próprio e garante decisões cada vez mais assertivas. Seguimos comprometidos com uma gestão previdenciária sólida, técnica e orientada para o futuro dos servidores de Aracaju”, destacou o gestor da Seplog, Thyago Silva.

Para o diretor presidente do AjuPrev, Luciano Paz, a reunião com a participação de todos os representantes dos trabalhadores e da gestão foi bastante positiva. "Essa pauta foi destinada a tratar da Política de Investimentos para 2026, que foi aprovada por unanimidade. Destacamos também a importância de avançar em todo o planejamento que vem sendo construído na previdência municipal, incluindo a política atuarial, a avaliação dos resultados dos benefícios e o fortalecimento dos investimentos das contribuição dos servidores", salientou o gestor.

Transparência

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernandes expressa que foi um momento produtivo e de benefício à população. "Saímos daqui satisfeitos. Conseguimos dialogar sobre as demandas de interesse dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Teremos um investimento para essa área aprovado hoje e que levou em consideração tudo que está posto na peça atuária", pontua. 

Ao final foram registrados encaminhamentos gerais e sugestões apresentadas pelos conselheiros, consolidando mais um encontro produtivo e alinhado às boas práticas de governança previdenciária.