Meio Ambiente: secretaria realiza ações de Educação Ambiental no Festival do Caranguejo

Meio Ambiente
05/12/2025 16h02
Início > Notícias > Meio Ambiente: secretaria realiza ações de Educação Ambiental no Festival do Caranguejo

Entre os dias 4 a 7 de dezembro, a Prefeitura de Aracaju promove o Festival do Caranguejo na Praia da Cinelândia. E a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) participa desta edição com uma programação voltada à sensibilização ambiental e ao fortalecimento da relação da comunidade com os manguezais, lar dos nossos caranguejos. Doação de mudas, diálogos sobre o processo de produção de mudas de mangue, exposição das espécies de manguezal presentes na nossa cidade, são outras atividades desenvolvidas pela Sema durante o evento. 

Na programação, o público também pôde acompanhar uma apresentação teatral da equipe de Educação Ambiental no intervalo das apresentações musicais. A peça aborda o ciclo de vida do caranguejo, história das marisqueiras, as ameaças ao manguezal e o papel da população na preservação. De forma artística, a atividade estimula reflexões e aproxima crianças e adultos dos desafios ambientais da nossa região.

Para o coordenador da Educação Ambiental, Albert Rocha, a participação da Sema amplia também a troca entre setores. “É importante que se estabeleça esses momentos com a população, assim a gente aproxima a gestão e destaca os nossos serviços. Bem como, conhece também mais de outras pastas, como a Ser Mulher que está aqui do lado”, comentou.

O assistente de contabilidade, Raoni Freitas, esteve no stand da Sema e aprovou a iniciativa. “Eu acho que é uma ótima iniciativa (a Sema estar presente) porque o momento aqui traz muito público e visibilidade para as ações do meio ambiente. As explicações foram bem acessíveis e diretas, me orientaram sobre como fazer a solicitação, por quanto tempo posso realizá-la, como consultar a atualização da lista de pedidos  e da lista de espécies disponíveis. Além disso, recebi orientações sobre os cuidados necessários com essas espécies”, disse.

A presença da Sema no festival contribui para ampliar o diálogo socioambiental e fortalecer a consciência coletiva sobre a importância de mitigar as questões climáticas em Aracaju.   Marília Mainá aproveitou o momento e garantiu sua muda de Babosa. “Eu acho que a presença da Sema aqui, nesse evento,  é muito importante porque mostra o quanto Aracaju está tentando preservar a flora e a fauna. Também apresenta às pessoas as plantas nativas, explica mais sobre os mangues, algo que muitos desconhecem, eu mesma não sabia. Foi explicado que existem vários tipos de mangue; na verdade, são três tipos muito próximos, aos quais não somos apresentados com frequência e adorei tudo isso”, afirmou.