Prefeitura de Aracaju realiza encontro para integrar assessorias de planejamento

Planejamento e Orçamento
09/12/2025 13h15
Início > Noticias > 114543

Criar um ambiente de integração e troca entre as equipes de planejamento foi o objetivo do Encontro das Assessorias de Planejamento da Secretaria Municipal do Governo (Segov) realizado nesta segunda-feira, 9, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Reunindo representantes de todas as pastas, o evento trouxe o tema “Dores e Amores do Planejamento” para um momento leve e descontraído, dedicado a compartilhar experiências e utilização da Plataforma Target para acompanhar e monitorar projetos. A iniciativa reforçou a importância de alinhar rotinas, expectativas e práticas que fortalecem a atuação conjunta na gestão municipal.

Ao longo do encontro, os participantes compartilharam vivências do primeiro ano de gestão, identificaram pontos de melhoria e debateram estratégias para qualificar ainda mais os processos internos. A Segov destaca que esse diálogo contínuo é essencial para aprimorar a eficiência, ampliar a integração entre as equipes e preparar o grupo para os próximos desafios do planejamento estratégico. O momento marcou um passo significativo na consolidação da cultura de cooperação entre as pastas.

Planejamento Assertivo

Secretário do Governo de Aracaju, Itamar Bezerra afirmou que potencializar processos de planejamento tem sido fundamental para que a gestão siga um caminho organizado e eficiente. “O trabalho que tem sido apresentado pela equipe mostra clareza, visão e alinhamento. As ferramentas tecnológicas e a dedicação das assessorias têm aberto novas possibilidades e facilitado a tomada de decisões. Encerramos o ano fortalecendo essa integração, conscientes dos desafios de 2025 e da importância de seguir com tudo bem estruturado. Este encontro é estratégico para consolidar o que construímos e preparar a gestão para um ano ainda mais assertivo”, explanou o gestor.

Assessora da Segov, Daniele Sobral pontua que este primeiro encontro marca um momento de troca, após várias oficinas realizadas para construir o planejamento estratégico. "É uma manhã dedicada a alinhar rumos e fortalecer o trabalho conjunto. Reunimos todas as assessorias de planejamento para avaliar os avanços e desafios e monitoramento dos projetos na  Plataforma Target ao longo do primeiro ano de gestão. A programação incluiu apresentações sobre experiências setoriais e o uso de inteligência artificial no apoio à execução do planejamento", expressou.

Coordenadora-geral de Planejamento da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Benigna Silva diz que a gestão tem se debruçado em realizar um planejamento que seja unificado, consistente e capaz de gerar resultados mais assertivos para a população de Aracaju."Temos nos dedicado a promover encontros que integrem todas as secretarias, estimulando aprendizado e troca de ideias para que o planejamento estratégico seja realmente construído de forma coletiva. A Seplog, como parte da equipe que coordena esse processo na gestão, atua consolidando informações, alinhando metodologias e garantindo que todas as áreas estejam conectadas às prioridades definidas, explicou Benigna. 

Assessora de Planejamento na Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Flávia Calumby comenta que momentos como este fortalecem a gestão porque mostram que muitos desafios são comuns entre as equipes. "Compartilhei minha experiência na construção do planejamento da assistência social, destacando processos, métodos e dificuldades da área. Ao reconhecer essas semelhanças, cada assessoria pode encontrar caminhos para superar obstáculos com base nas vivências dos colegas. A troca de práticas amplia a capacidade de toda a rede", detalhou. 

As equipes saem do encontro com a missão de revisar os projetos de sua pasta e analisar quais melhorias podem ser realizadas para fortalecer o alinhamento e assertividade do planejamento estratégico da gestão. Com isso, poderão ser viabilizadas ações e projetos cada vez mais qualificados, integrados e favoráveis à população aracajuana.