Nesta terça-feira, dia 09, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte de Aracaju (Sejesp), lançou o projeto Movimente-SE, que objetiva estimular os aracajuanos à prática regular de exercícios físicos no Parque da Sementeira. A iniciativa oferece atividades gratuitas, supervisionadas por profissionais de educação física e voltadas a pessoas acima de 18 anos. Para participar, basta ir ao local e procurar a equipe da Sejesp — não há custo.
As atividades acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, em dois horários: manhã (06h–07h30) e final de tarde (17h–18h). A primeira aula reuniu cerca de 25 pessoas e foi composta por três exercícios: mobilidade articular, caminhada ou corrida orientada e alongamento — com foco em exercícios leves, para iniciar com segurança.
O secretário da Sejesp, Aquiles Silveira, marcou presença na primeira aula e reconheceu os benefícios que o programa pode levar para a população aracajuana. “O lançamento do Movimente-SE representa um passo importante da Prefeitura de Aracaju em direção à promoção da saúde, bem-estar e convivência comunitária. Ao ocupar um espaço público revitalizado — o Parque da Sementeira — e abrir gratuitamente atividades físicas orientadas, o projeto tem tudo para inspirar moradores a adotarem uma rotina mais ativa e saudável”, destacou o gestor.
A aposentada Maria do Carmo Oliveira, 65 anos, curtiu a iniciativa e disse que vai participar pelo menos uma vez por semana. “Sempre que posso venho ao parque, mas devido a recuperação de uma lesão estou voltando aos poucos, por isso a presença dos profissionais de educação física é importante, pois nos dá segurança durante os exercícios”, comentou.
Paulo Andrade de Santana é funcionário público, tem 48 anos, e é freqüentador assíduo do parque. Ele conta que fazer atividades em grupo é mais instigante e que pretende participar os dois dias na semana. “Achei a turma bem animada e essa energia é contagiante. O primeiro dia já foi legal, imagina daqui em diante”, disse entusiasmado.
José Cleisson é um dos professores de educação física do projeto, ele reforçou o convite para quem participou da primeira aula nesta quinta-feira. “Para quem mora em Aracaju ou está por aqui nestes dias, vale acompanhar os horários — e, se possível, comparecer. Será uma boa oportunidade de redescobrir a cidade, cuidar do corpo e se conectar com o verde e com outras pessoas”, acrescentou.