A Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral João Oliva Alves organizou, nesta quarta-feira, 10, a I Mostra de Macrocampos. O evento reuniu os alunos do 1° ao 5° ano para mostrarem suas habilidades e os projetos realizados nos diversos campos pedagógicos durante todo o ano letivo. Os macrocampos compõem a base curricular das escolas integrais e servem de complemento para os aprendizados adquiridos pela manhã. Nessas atividades os alunos têm a oportunidade de aprender de forma interativa e dinâmica os conhecimentos de diferentes áreas, como ciência, matemática, artes, tecnologia, musicalização entre outros.
O aluno Luiz Miguel Alves, do 4° ano, a partir de práticas com a flauta, se sente entusiasmado e inspirado durante sua apresentação de música: “Eu aprendi que com flauta a gente pode se acalmar e também fazer as coisas com mais atenção. A música é ouro na nossa vida”.
Um dos macrocampos trabalhados durante o ano letivo é o de Investigação e Letramento Científico (IEL), organizado pela professora responsável pelo Laboratório de Matemática e Ciências, Rivania Rocha. “Não é mágica, é Ciência” foi o tema do macrocampo IEL, tendo como intenção mostrar para os alunos que a ciência faz parte do dia a dia e tudo pode ser conhecimento científico. “Na Mostra de Macrocampo abordamos três eixos temáticos: terra e universo, matéria e energia e vida e evolução. Todas as produções e trabalhos organizados e experimentados pelas crianças trouxemos para essa Mostra. É a consolidação de todo o trabalho que fizemos durante o ano”, explica a professora.
A aluna Anny Gabrielly Santos, do 4° ano apresentou as atividades realizadas de acordo com o método educacional da Pedagogia Waldorf que trabalha a construção artística dos alunos. “Aprendi nas aulas que é muito fácil fazer, é só prestar atenção. É muito legal você aprender, saber e fazer. Você confia em você mesma e vê que consegue”, conta.
A coordenadora pedagógica responsável pela mostra, Elaine Ramos destaca que os macrocampos por meio de oficinas, projetos e atividades práticas são uma forma de inovar e abranger os campos curriculares tradicionais. “É a teoria de forma prática, através da vivência do corpo, de atividades mais lúdicas, de construção do conhecimento. Os macrocampos são baseados na Base Nacional Comum Curricular, mas eles apresentam o conteúdo de forma diferente. Eles aprendem brincando, construindo, correndo. É a educação não só em tempo integral, mas de maneira integral”, destaca.