Aracaju Previdência: audiência pública reafirma transparência na gestão previdenciária da capital

Previdência
12/12/2025 13h11
Início > Notícias > Aracaju Previdência: audiência pública reafirma transparência na gestão previdenciária da capital

Nesta sexta-feira, 12, o Aracaju Previdência (AjuPrev) promoveu a primeira Audiência Pública de 2025, fortalecendo seu compromisso com a escuta ativa e a transparência. O evento reuniu segurados, sindicatos, secretários e membros da sociedade civil para dialogar sobre a gestão da previdência municipal.

Na ocasião, a diretoria executiva do Aracaju Previdência apresentou um panorama com dados atualizados sobre benefícios, receitas, investimentos, estudos atuariais, relacionamento com o segurado, projetos, ações desenvolvidas pelo Núcleo Psicossocial e projeções futuras. O momento também foi aberto à participação do público, com espaço para sugestões e demandas.

O diretor-presidente do Aracaju Previdência, Luciano Paz, destacou o propósito do encontro, voltado à apresentação dos resultados financeiros do primeiro semestre de 2025. “A transparência e a valorização dos servidores são fundamentais para a condução dos trabalhos do Instituto. Esta audiência é uma oportunidade valiosa em que prestamos contas e ouvimos os servidores, assim, construímos uma previdência mais sólida”, salientou.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e presidente do Conselho Municipal de Previdência, Thyago Silva, afirmou que a audiência reforçou o cuidado com a previdência municipal, um compromisso da gestão da prefeita Emília Corrêa. “A previdência forte garante aos nossos servidores dignidade no presente e tranquilidade no futuro. Esse diálogo contínuo é essencial para esclarecer dúvidas e aprimorar a gestão previdenciária”, ressaltou.

Representantes sindicais

O coordenador do Sindicato dos Assistentes Sociais, Ygor Machado, destacou o impacto positivo da audiência, marcada pelas apresentações dos balanços financeiros e pelas ações de atendimento aos segurados. “Percebemos muitos avanços na evolução do instituto de previdência e, sem dúvida, a criação do Núcleo Psicossocial chega para promover um serviço diferenciado, com atendimento multiprofissional e humanizado, valorizando pessoas”, afirmou.

Para representantes do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran), a audiência esclareceu de forma objetiva como são geridas as contribuições dos servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência. “Saímos daqui tranquilos, sabendo que nosso regime está sendo bem administrado por uma equipe comprometida. Isso traz segurança ao servidor público e à nossa categoria”, declarou a agente de trânsito Ellen da Cunha.