Prefeitura de Aracaju fortalece empreendedorismo feminino na Praça dos Capuchinhos

Formação para o Trabalho
15/12/2025 10h22
Início > Noticias > 114645

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), participou, neste domingo, 14, de mais uma edição do Descubra Aracaju, com a realização da Feira das Mulheres Empreendedoras, na Praça dos Capuchinhos, no bairro América. A iniciativa integrou a programação especial de Natal, reunindo famílias, apresentações musicais e feirinhas de artesanato e gastronomia.

O Descubra Aracaju é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE). O projeto tem como objetivo incentivar o turismo, fortalecer a economia criativa e valorizar os espaços urbanos da capital. Durante o evento, mulheres qualificadas pela Fundat tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, reforçando a política pública de incentivo à autonomia financeira feminina.
 
Para a presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, a participação no evento representa a materialização de um compromisso do governo municipal. “Hoje estamos aqui na Feira dos Capuchinhos, em um domingo de alegria, com as famílias e o bairro reunidos. Nossas mulheres qualificadas estão revendendo seus produtos, o que é uma satisfação enorme. Estamos atendendo ao programa de governo da prefeita Emília Corrêa. As mulheres precisam de autonomia, e aqui elas estão empreendendo”, destacou.

A secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, ressaltou que a ação é fruto da escuta ativa realizada pelo município. “Essa é uma ação conjunta da SerMulher com a Fundat. A partir do programa Ser Mulher Escuta, identificamos a necessidade de promover essa feira com mulheres qualificadas pela Fundat, que hoje trazem seu artesanato e seus alimentos. É a autonomia dessas mulheres que chega até aqui por meio do nosso programa”, afirmou.

Segundo a diretora de Empreendedorismo da Fundat, Maria Júlia Barreto Vasconcelos, a fundação foi responsável pela organização dos espaços destinados às empreendedoras. “A parte dos empreendimentos hoje está sob responsabilidade da Fundat. E a Setur está realizando o Descubra Aracaju, e com a anuência da Emsurb, conseguimos a liberação de estandes para que as pessoas que fizeram cursos na Fundat pudessem demonstrar e comercializar seus produtos nesse importante evento”, explicou.

Entre as expositoras, a satisfação era visível. Amanda Góis, aluna qualificada pela Fundat, destacou a importância da formação recebida. “Fiz vários cursos pela Fundat, e isso me ajudou muito a melhorar meu trabalho. Sou muito grata pela oportunidade de estar aqui expondo meus produtos. Essas ações ajudam nós, mulheres empreendedoras, a crescer cada vez mais”, disse.

Já Luciana Santos Sá também celebrou a chance de empreender no período natalino. “Estou aqui hoje na Praça dos Capuchinhos, pela Fundat, vendendo meus produtos junto com muitas mulheres empreendedoras. Sou muito grata pela oportunidade de expor e vender meus produtos neste fim de ano”, afirmou.

Convidada pela SerMulher, Hortência Batista, que trabalha com óleos de girassol, emocionou-se ao falar sobre o momento. “Esse convite veio em uma hora muito importante para mim, de renovação da minha história. A SerMulher e a Fundat juntas mostram que a mulher sergipana pode muito mais. Com apoio, a mulher pode empreender do jeito que quiser”, declarou.

O público também aprovou a iniciativa. A visitante Valmira Vieira Dantas, que passeava pela praça, elogiou a feira.
“Estou amando. São várias barracas, comidas típicas e trabalhos lindos. É muito importante para as mulheres empreendedoras que estão apresentando seu trabalho”, concluiu.

Praça Tobias Barreto

Além da programação na Praça dos Capuchinhos, o Descubra Aracaju contou, neste domingo, 14, com uma edição simultânea na Praça Tobias Barreto, no bairro São José. No local, a Fundat esteve presente novamente com a Feira Gastronômica, reunindo alunas qualificadas pela instituição.

A vendedora Vânia Teles de Andrade destacou a importância da oportunidade oferecida. “Estou aqui na Praça Tobias Barreto, na barraca da Fundat, divulgando meus produtos e muito agradecida pela oportunidade que a Fundat tem nos dado. Os cursos têm sido de grande valia. Meu sentimento é de realização, imaginando que, a partir dessa vitrine, poderei empreender em muitos outros lugares”, afirmou.

Quem passou pelo local também aprovou a diversidade e a qualidade dos produtos. A visitante Milena Monteiro elogiou a feira gastronômica. “Amei. Todo domingo eu venho aqui e nunca tinha provado. Adorei o atendimento e a variedade das tortas. Com certeza virei todos os domingos. Espero que dê muito certo”, comentou.

A feira na Praça Tobias Barreto já se tornou tradição e roteiro para os aracajuanos e turistas que visitam a cidade, todos os domingos, das 16h às 22h.