SerMulher promove roda terapêutica com mulheres com fibromialgia

Sermulher
16/12/2025 16h55
Início > Notícias > SerMulher promove roda terapêutica com mulheres com fibromialgia

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), realizou mais uma roda terapêutica com mulheres com fibromialgia, na tarde da última segunda-feira, 15. O encontro foi conduzido pela equipe técnica da SerMulher e contou com a dinâmica reflexiva “O que eu ainda consigo fazer”, que incentivou as participantes a reconhecerem suas capacidades e potencialidades.

A técnica da SerMulher, Hellen Lira, destacou a importância de mais uma tarde de acolhimento com as mulheres fibromiálgicas. “Nesta segunda-feira, falamos sobre autocuidado, autoestima, autoamor, autoconfiança e tudo o que contribui para fortalecer o amor próprio. Foi uma tarde muito rica, de troca de experiências entre essas mulheres”, afirmou.

Para Sílvia dos Santos, a roda terapêutica representou um espaço de escuta e acolhimento. “Foi um momento de descontração, de conversar e colocar para fora tudo o que sentimos. É muito bom estarmos aqui, sentindo esse apoio da SerMulher com nós que somos fibromiálgicas. Isso nos faz sentir em casa”, ressaltou.

A fibromiálgica Laise Cassiano também reforçou a importância da ação. “A SerMulher nos acolheu mais uma vez com terapia em grupo. Foi uma tarde maravilhosa, de muito aprendizado e compartilhamento, com todo o acolhimento da equipe da secretaria. Simplesmente maravilhoso”, destacou.

SerMulher Escuta

As ações voltadas para as mulheres com fibromialgia teve início no dia 25 de setembro, com a realização do SerMulher Escuta, projeto que integra o planejamento estratégico da secretaria. Na ocasião, participaram 25 mulheres integrantes do Movimento Fibromialgia de Sergipe. A partir da escuta ativa, foram ofertadas atividades voltado às necessidades apresentadas pelo grupo.

Além de atendimentos individuais, realizados por técnicas da SerMulher e por profissionais encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram promovidas oito rodas terapêuticas, com abordagens diversas, técnicas de relaxamento e práticas de autocuidado, além dos atendimentos individuais. As ações contaram com a parceria de instituições e profissionais especializados. Todo o planejamento teve como principal objetivo acolher, orientar sobre os cuidados com a saúde e estabelecer estratégias para o enfrentamento da dor.