Na manhã desta quarta-feira,17, aconteceu a confraternização da Casa de Passagem Freitas Brandão, no auditório da Emurb, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas). O evento teve como objetivo encerrar as atividades para o ano de 2025. O início do evento foi aberto com a apresentação do coral do Ministério Público do Trabalho (MPT) e também com a mesa institucional com a presença de autoridades jurídicas e servidores públicos.
A secretária da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, evidenciou os desafios enfrentados e, principalmente, as conquistas e avanços neste primeiro ano. “Tem sido gratificante porque estamos cada vez mais próximos ao ser humano.Temos histórias de gente que conquistou a independência após o trabalho das nossas equipes e conseguiu abrir o próprio negócio, voltou para família ou simplesmente conquistou uma moradia alugada, através do Auxílio Moradia, e é isso que queremos, transformar vidas” , afirma a secretária.
A coordenadora da Casa de Passagem Freitas Brandão, Kelly Teles, destaca a importância deste momento, um espaço para celebrar as transformações vividas durante o ano.“Todos os nossos encontros, tantas histórias que nós conseguimos transformar através do nosso trabalho, o trabalho da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, e isso precisamos comemorar”, afirma a coordenadora.
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Thenisson Dória, reconhece a importância do fortalecimento de políticas para pessoas em situação de rua.“Nós, ao longo do ano, realizamos mutirão com diversos parceiros, inclusive a Semfas. Dessa forma, os usuários tiveram acesso aos benefícios previdenciários e, sobretudo, atende a diretriz da política nacional”, aponta.
O juiz federal e coordenador de Conciliação da Justiça Federal de Sergipe, Pedro Sudário, detalha a parceria da Justiça com a Semfas. “Nós fizemos a triagem, através da seleção de pessoas que mais precisavam dos benefícios e se encaixavam no perfil. Além disso, pudemos fazer esse mutirão de conciliação entre o INSS e as pessoas que estavam solicitando esses benefícios assistenciais, sendo os benefícios implantados na mesma semana”, conclui.
Casa de Passagem Freitas Brandão
A Casa de Passagem Freitas Brandão é um serviço público de acolhimento da Prefeitura de Aracaju, vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, que oferece atendimento multidisciplinar com suporte, moradia temporária, encaminhamentos sociais e serviços de reinserção na comunidade para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade, promovendo atividades de saúde mental, cidadania e autoestima para ajudar na superação de dificuldades e reconstrução de suas vidas