Representantes da Emsurb participam da Expocatadores 2025 em São Paulo

Serviços Urbanos
19/12/2025 19h00
Início > Noticias > 114741

A Expocatadores 2025, considerado o maior encontro mundial voltado à economia circular e à reciclagem, reúne em São Paulo catadores, cooperativas, empresas, poder público e delegações internacionais para discutir os rumos da sustentabilidade no Brasil e na América Latina. Nesta edição, a Prefeitura de Aracaju marca presença por meio de representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelo gerenciamento dos resíduos recicláveis da capital sergipana.

Com uma programação, que inclui palestras, oficinas, rodadas de negócios e feira de exposições, o evento se consolida como um espaço estratégico de articulação entre políticas públicas, inovação e inclusão social. Para o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, a Expocatadores reforça o diálogo nacional sobre resíduos recicláveis e aponta caminhos concretos para o fortalecimento da coleta seletiva.

“Uma das diretrizes incentivadas na gestão da prefeita Emília Corrêa é a ampliação e o fortalecimento das ações sustentáveis em Aracaju. A Emsurb tem atuado de forma cada vez mais consistente nesse sentido. Por isso, trouxemos representantes de setores estratégicos da empresa, com o objetivo de tornar nossos serviços mais eficazes, a exemplo da coleta seletiva, que gera benefícios ambientais e sociais”, destacou o presidente.

O avanço das políticas voltadas à economia circular também foi enfatizado pelo gerente de Engenharia da Emsurb, Carlisson Sampaio. Segundo ele, o modelo já é uma realidade no país e exige maior participação das cooperativas no sistema de limpeza pública. 

“Aracaju já é referência em Sergipe por manter parcerias formalizadas com cooperativas de reciclagem. Atualmente, estamos construindo um novo contrato, com participação direta dessas entidades, para definir parâmetros e diretrizes que coloquem a capital como referência nacional em coleta seletiva”, afirmou.

A importância do intercâmbio de experiências também foi ressaltada pelos catadores. Para Jackson Miller, representante da cooperativa União, a participação no evento fortalece o trabalho coletivo. “Esses encontros permitem a troca de experiências com outros catadores e cooperativas de todo o país. Isso é extremamente gratificante e fortalece nossa atuação”, pontuou.

Na avaliação do coordenador ambiental da Emsurb, Diego Leite, a visibilidade proporcionada pela Expocatadores amplia o alcance das iniciativas sustentáveis e contribui para a conscientização da sociedade. “Trabalhamos em parceria com as cooperativas de catadores de Aracaju, e eventos como este agregam conhecimento, além de apresentar inovações que podem ser aplicadas à nossa realidade local, fortalecendo a educação ambiental e a participação da população”, ressaltou.

Sobre a Expocatadores

A Expocatadores é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e da Unicatadores. Realizado desde 2009, o evento reúne especialistas em resíduos sólidos, gestores públicos, representantes dos governos federal e estaduais, catadores, empresas e instituições nacionais e internacionais. O objetivo central é promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos, aliando inclusão social, melhores condições de trabalho e geração de renda para catadores autônomos e organizados em associações e cooperativas, fortalecendo o ciclo da coleta seletiva entre governo, indústria, instituições e comunidade.