Réveillon dos Sergipanos: Emsurb monitora ocupação dos espaços públicos na Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
31/12/2025 19h16
Início > Noticias > 114849

Com o objetivo de garantir organização, segurança e fluidez durante as celebrações do Réveillon dos Sergipanos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou nesta quarta-feira, 31, as ações de fiscalização, orientação e monitoramento do comércio ambulante na Orla da Atalaia, com atenção especial à faixa de areia e adjacências.

As equipes da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa) observam também as situações que envolvem a instalação de tendas e barracas, assegurando o uso ordenado dos espaços públicos, a circulação adequada do público e a preservação da visibilidade do palco principal, onde ocorrem os shows da virada.

De acordo com o diretor da Diropa, Fabiano Braga, desde o último dia 30 foi delimitada uma área específica para a montagem das estruturas destinadas aos comerciantes previamente autorizados. Para o ordenamento do comércio sazonal, foram mobilizados 25 fiscais, distribuídos em turnos, que acompanham o cumprimento rigoroso das normas estabelecidas em edital. Entre os critérios observados estão a proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro e o respeito às áreas previamente demarcadas.

Nesta edição, foram disponibilizados 282 pontos fixos, contemplando diferentes modalidades de comércio, como alimentos, bebidas, food trucks, towners e drinks. Todo o processo de cadastramento e autorização seguiu os prazos e diretrizes do edital divulgado anteriormente.

Além do comércio formalizado, a Emsurb também realiza fiscalização nas áreas ocupadas por famílias que mantêm a tradição de montar tendas ou barracas na praia para celebrar a chegada do novo ano. “Haverá acompanhamento permanente para que essas ocupações ocorram de forma organizada. Trata-se de um planejamento integrado para que turistas e aracajuanos possam aproveitar os shows sem intercorrências”, completou o diretor.

Entre os comerciantes ansiosos para o início da festa está Enderson Ricardo. “Estou bem animado e com ótimas expectativas de vendas, pois a programação está boa com muitos cantores de arrocha e quem vier pra minha barraca vai encontrar bebidas geladinhas”, afirmou ele.

A mesma opinião foi partilhada pelo senhor Edvaldo Santos, vendedor de lanches, que também elogiou o processo de organização liderado pela Emsurb.” A Prefeitura de Aracaju acertou em cheio na programação e a Orla promete lotar o que é excelente pra gente. Além disso, essa gestão está empenhada em trabalhar em prol dos ambulantes e inclusive houve até redução da taxa qu antes era cobrada ano passado”.

Programação esperada

Uma das festas mais esperadas pelos aracajuanos e turistas, a virada de ano da capital sergipana contará com uma programação que promete atrair milhares de pessoas com uma grade musical marcada pela diversidade cultural e forte identidade local. Sobem ao palco a cantora Maysa Reis, os cantores Mikael Santos, 'Leonne, o Nobre' e a banda Unha Pintada. A banda Calcinha Preta, grande referência do forró sergipano, foi confirmada pela prefeita Emília Corrêa ainda na primeira semana de novembro e é uma das atrações mais aguardadas.