A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), intensificou em 2025 a articulação com o setor produtivo e registrou 6.724 encaminhamentos a processos seletivos em empresas parceiras, com 677 contratações efetivadas ao longo do ano, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Os números refletem o foco da instituição em tornar a triagem mais alinhada ao perfil solicitado pelos empregadores e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso de trabalhadores às oportunidades formais.
Além do volume de encaminhamentos, a Fundat também ampliou a captação de postos de trabalho: foram 3.695 vagas captadas com o apoio das empresas parceiras. Ao todo, a rede soma 718 empresas, sendo 496 parcerias firmadas na gestão atual. Para sustentar esse fluxo e atender melhor às demandas do mercado, a fundação também reforçou a base cadastral: em 2025, foram 7.292 atendimentos para novos currículos e 9.581 atualizações.
Encaminhamento assertivo
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, atribui os resultados ao aprimoramento do processo de encaminhamento, com maior “fidelidade” ao perfil solicitado pelas empresas: escolaridade, faixa etária e comprovações exigidas em cada vaga.
Segundo ela, a estratégia passa por combinar rigor técnico com diálogo institucional. “Nós temos feito exatamente o que as empresas querem”, afirmou, ao explicar que a Fundat tem trabalhado para encaminhar candidatos dentro dos requisitos solicitados, sem perder de vista a necessidade de ampliar oportunidades para jovens e pessoas mais velhas, por meio de um trabalho permanente de conscientização com o empresariado.
Para 2026, a Fundat projeta ampliar o alcance dos serviços com o lançamento de um novo site de empregabilidade, voltado a trabalhadores e também a empresários. A proposta, segundo a presidente Melissa Rollemberg, é facilitar o acesso às oportunidades e reduzir a necessidade de deslocamento até as unidades físicas, aproveitando a digitalização para dar mais agilidade ao processo. A expectativa é que as novas estratégias se reflitam em crescimento dos indicadores de empregabilidade já no próximo ciclo.
Na avaliação da diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc) da Fundat, Maria Júlia Barreto, o avanço na empregabilidade depende de um processo desafiador de compatibilização entre a exigência do mercado e a realidade do público atendido.
Ela reforça que a Fundat não cria vagas, mas atua para aproximar empresas e trabalhadores com base nos critérios definidos pelos recrutadores. “A gente encaminha as pessoas dentro do perfil solicitado pelas empresas”, pontuou.
Maria Júlia também destacou um método usado para aumentar as chances de contratação: para cada vaga ofertada, a Fundat encaminha cinco pessoas, ampliando o leque de escolha do empregador e aumentando a possibilidade de preenchimento.
Outro ponto citado é a solicitação de retorno das empresas sobre os candidatos encaminhados. O feedback, segundo ela, ajuda a aperfeiçoar critérios e tornar a triagem mais precisa, reduzindo ruídos no processo e elevando o nível de assertividade nas próximas seleções.
Emprego conquistado
Simone dos Santos é um exemplo de como a intermediação de mão de obra realizada pela Fundat pode se transformar em contratação efetiva. Desempregada desde junho de 2025, ela buscou a Fundação, fez o cadastro e passou a acompanhar diariamente as vagas divulgadas no Instagram. Quando via uma oportunidade compatível com seu perfil profissional, ia até a Fundat, retirava a carta de encaminhamento e seguia para a entrevista. O esforço resultou na contratação por uma loja do setor de alimentação.
“Após ser selecionada, participei de um treinamento em dezembro e, com a aprovação da empresa pelo desempenho e pelos resultados apresentados, fui efetivada”, contou.
“Após ser selecionada, participei de um treinamento em dezembro e, com a aprovação da empresa pelo desempenho e pelos resultados apresentados, fui efetivada”, contou.
Maria Eduarda Medeiros também colheu resultados com a intermediação da Fundat. Encaminhada em setembro, ela foi contratada e conquistou a primeira oportunidade profissional numa rede hospitalar por meio do projeto Empresa Protagonista. “Consegui meu primeiro emprego. Eles me ligaram, me chamaram para uma entrevista e eu passei”, relatou.
Além do volume de encaminhamentos, a Fundat também reforçou o número de cadastros de currículos. O Giro Fundat tem sido uma porta de entrada para quem está começando a trajetória profissional, com atendimento e cadastramento realizados diretamente nas ações itinerantes. Em dezembro, durante o Giro no Centro, a estudante Alice Eisa, de 17 anos, procurou o serviço em busca do primeiro emprego e destacou a agilidade do atendimento, após saber da iniciativa pelo Instagram.
No mesmo mês, no Giro do Ponto Novo, a jovem Alessandra Camile, de 18 anos, também aproveitou a presença da Fundat no bairro para cadastrar o currículo e iniciar a busca pela primeira oportunidade; ela relatou que foi informada pela mãe e que pretende trabalhar enquanto se prepara para entrar na faculdade.
Aproximação com as empresas
Na linha de frente da Agência de Empregos da Fundat, a coordenadora Sônia Maria destaca que o resultado de 2025 é consequência de uma rotina intensa de mobilização, com visitas ativas, participação em eventos e iniciativas de escuta com o setor produtivo.
Entre as ações, ela aponta como uma das mais efetivas o “café com empresários”, espaço em que a Fundat reúne empresas para ouvir, de forma direta, o que cada área está buscando e, a partir disso, ajustar encaminhamentos e orientar candidatos. “É uma escuta muito boa pra gente entender a necessidade de cada empresa”, resumiu.