Empreendedoras assistidas pela SerMulher ganham visibilidade na Feira Centro Vivo no Dia da Mulher

Sermulher
09/03/2026 13h43
Início > Notícias > Empreendedoras assistidas pela SerMulher ganham visibilidade na Feira Centro Vivo no Dia da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, empreendedoras assistidas pela Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) participaram da Feira Centro Vivo, levando talento, criatividade e mostrando a força do empreendedorismo feminino na cidade. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e da Inovação de Aracaju (Semde),  reuniu mulheres que já passaram por ações da secretaria, como o SerMulher Escuta e projetos de fortalecimento da autonomia feminina, proporcionando um espaço para exposição e comercialização de seus produtos.

Ao todo, 11 mulheres participaram da feira, ocupando 10 estandes com produtos diversos, que vão desde artesanato até itens de moda e alimentação. A participação na Feira Centro Vivo representa mais que uma oportunidade de venda: é um momento de visibilidade, fortalecimento da autoestima e valorização do trabalho feminino.

A artesã Maria da Conceição destacou a importância de ter participado da feira. “Foi uma experiência muito boa, importante para mostrar o nosso talento, o nosso trabalho. Esperamos que muitas outras sejam realizadas. É um apoio muito grande para nós mulheres”.

A também artesã Valdinete Santos agradeceu pela oportunidade de expor seus produtos. “Quero agradecer a SerMulher por essa oportunidade. Sou do grupo de mulheres com fibromialgia, sou do bairro Capucho, e participar aqui dessa feira foi uma oportunidade maravilhosa de expôr alguns dos nosso produtos, que aprendemos a fazer com os cursos ofertados pela SerMulher e Fundat, na Associação Terezinha Meira”.

A contadora Michelle Mota reuniu a família e foi aproveitar a tarde de Lazer proporcionada pela Feira Centro Vivo, na Rua Pacatuba, Centro de Aracaju. “Viemos prestigiar esse momento maravilhoso aqui no Centro, no dia Internacional da Mulher. Encontramos muitas guloseimas e artesanatos maravilhosos. Espero que seja realizada mais vezes, pois estarei aqui prestigiando”.

A secretária Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, Elaine Oliveira, destacou que incentivar o empreendedorismo é uma das formas mais eficazes de promover autonomia e independência para as mulheres. “No Dia Internacional da Mulher, a SerMulher se fez presente no Centro Vivo. Trouxemos nossas expositoras, que fazem parte do nosso grupo de mulheres empreendedoras. Quando apoiamos o empreendedorismo feminino, estamos criando caminhos para que essas mulheres conquistem sua autonomia financeira e ocupem cada vez mais espaços na sociedade. Neste Dia Internacional da Mulher, ver essas empreendedoras expondo seus produtos, mostrando seu talento e sendo protagonistas de suas próprias histórias é motivo de muito orgulho para a SerMulher”, afirmou a secretária.

Segundo ela, a presença das empreendedoras na feira também simboliza o compromisso da gestão municipal em fortalecer políticas públicas que ampliem oportunidades para as mulheres. “A SerMulher tem trabalhado para ouvir, acolher e também criar oportunidades. Muitas dessas mulheres chegaram até nós por meio do SerMulher Escuta, trazendo suas demandas e sonhos. Ver hoje essas histórias ganhando visibilidade e gerando renda mostra que estamos no caminho certo”, completou Elaine.

Além da participação das empreendedoras, a equipe da SerMulher esteve reforçando a campanha “Não é não”, com a distribuição de leques e colocação de tatuagens temporárias.