Prefeitura e Coren/SE fecham parceria para fortalecer qualificação profissional em Enfermagem

Formação para o Trabalho
12/03/2026 16h44
Início > Notícias > Prefeitura e Coren/SE fecham parceria para fortalecer qualificação profissional em Enfermagem

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), firmou um termo de cooperação com o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) , nesta quinta-feira, 12. A parceria tem como objetivo fortalecer ações de qualificação profissional, ampliar o acesso ao primeiro emprego e criar novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho para profissionais da enfermagem em Sergipe.

A iniciativa também prevê o encaminhamento de currículos por meio do banco de dados da Fundat, facilitando o contato entre profissionais e empregadores. Além disso, a parceria abre espaço para futuras ações conjuntas, como realização de cursos, eventos e iniciativas voltadas ao empreendedorismo na área da saúde.

A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, ressaltou que a parceria fortalece o trabalho da instituição na promoção da qualificação e na inserção de trabalhadores no mercado. “Esse termo com o Coren é algo muito importante porque precisamos dessas parcerias para cursos de qualificação e também para colocar no mercado pessoas que muitas vezes terminam o curso e não conseguem a inserção no mercado de trabalho. Então é uma parceria muito importante”, afirmou.

Ela também destacou que a cooperação permitirá ampliar ações de capacitação voltadas à área da saúde. “A partir de agora teremos cursos livres na área de saúde, sempre com a participação de órgãos credenciados, como o Coren, de acordo com o que diz o estatuto e as competências de cada instituição. Acreditamos que será uma parceria muito forte para fortalecer o mercado da área da saúde”, concluiu.

Oportunidade


De acordo com o presidente do Coren/SE, Marcelo Vinícius Cunha, o termo de cooperação busca ampliar as possibilidades de empregabilidade, especialmente para profissionais que estão iniciando na carreira. “Primeiramente, agradecer a atenção da presidente Melissa por receber o Conselho. O intuito do termo de cooperação é que a Fundat ajude no encaminhamento dos currículos. Nós temos um projeto no Conselho Regional chamado Enfermagem Primeiro Emprego, e a ideia é que a Fundat ajude na distribuição desses currículos para que essas pessoas que precisam de uma primeira oportunidade consigam se inserir no mercado de trabalho. Com certeza o apoio da Fundat vai ser de suma importância”, destacou.

Ainda segundo ele, o acordo também abre caminhos para outras ações de apoio aos profissionais da área. “Além disso, avançamos em outras conversas para estabelecer um elo de cadastro daqueles profissionais que já possuem experiência profissional. A Fundat também se colocou à disposição para acolher os profissionais de enfermagem que são empreendedores, ajudando a tirar dúvidas sobre regularização, abertura de MEI e questões tributárias, além de possibilitar futuras parcerias para cursos e eventos”, acrescentou.