A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta sexta-feira, 27, mais uma edição do projeto ‘Sema no Seu Bairro’, desta vez no bairro Japãozinho. Foram disponibilizadas 200 mudas, entre medicinais, frutíferas e arbóreas, em uma manhã de incentivo ao cultivo residencial e ampliação das atividades de troca e educação ambiental nos bairros.
A iniciativa possui o objetivo de levar o projeto de doação de mudas produzidas pelo Horto Municipal de Aracaju, localizado no Parque da Sementeira, para toda a população aracajuana, aproximando a comunidade dos serviços ambientais, e incentivando a sustentabilidade.
Para muitos moradores, o momento foi de descontração e muito aprendizado. Além de embelezar a paisagem local, as plantas também possuem diversos benefícios para a saúde. Lucimara França, moradora do bairro, destacou a importância do evento, e incentivou o cultivo nas residências. “Tenho muitas lá em casa! Ter plantas é muito bom, para cozinhar, fazer chá. É muito bom”, destacou.
Carlos Bispo, também morador da região, relatou já acompanhar as atividades da Sema pelas redes sociais, e se planejou para não perder a oportunidade de garantir as suas mudas. “É uma forma direta com o público para poder semear o cultivo de plantas, e os benefícios por trás também, na saúde e na alimentação. É muito importante a realização desse tipo de projeto”, reforçou.
A equipe da Educação Ambiental da Sema também esteve presente no evento, orientando a população sobre os cuidados necessários. A representante comercial, Quitéria Moreira, relatou estar de passagem pela região e aproveitou para pegar mudas que ainda não tinha em casa, em especial, a Oro pro Nobis. “Ouvi falar que a Oro pro Nobis é ótima para a saúde, quando ouvi que estava sendo doada corri para cá. Gostaria de parabenizar pela ação! É bom para as pessoas entenderem o poder das plantas”, afirmou.