Prefeitura estrutura zeladoria do Centro, muda rotina e devolve organização aos espaços da região

Agência Aracaju de Notícias
14/04/2026 08h00
Início > Notícias > Prefeitura estrutura zeladoria do Centro, muda rotina e devolve organização aos espaços da região

No Centro de Aracaju, a rotina tem ganhado novo ritmo com o reforço das ações de zeladoria realizadas pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O trabalho tem como foco a organização, manutenção e humanização do espaço público mais movimentado da cidade, dentro de um conjunto de medidas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e ao fortalecimento do comércio local.

A atuação da zeladoria no Centro envolve diversas frentes de trabalho. Entre elas, estão a identificação e o encaminhamento de demandas às pastas responsáveis pela recuperação e manutenção dos calçadões, além da instalação e pintura de bancos, implantação de banheiros públicos, cadastramento de ambulantes e organização dos espaços de venda. O serviço também funciona como um canal permanente de diálogo com lojistas, permitindo o alinhamento de estratégias relacionadas à segurança, limpeza e incentivo à atividade comercial.

Responsável pela zeladoria do Centro, Luiz Fernando explica que o trabalho atua como elo entre os órgãos municipais e a população. “A zeladoria foi criada justamente pela Prefeitura para ter uma pessoa responsável por um local específico. No caso do Centro, atuamos em conjunto com SMTT, Emurb, Emsurb, Polícia Municipal e Energisa para identificar problemas nas ruas e nos calçadões e buscar soluções de forma integrada. A zeladoria funciona como uma ponte entre os órgãos e o Centro”, explicou.

Segundo ele, o trabalho conta com o apoio de cerca de 35 fiscais que circulam diariamente pela região. “Eles são os olhos da Emsurb nas ruas. Identificam buracos, fios caídos, problemas no asfalto, bancos danificados e outras situações. A partir disso, acionamos diretamente os responsáveis por cada área, informando o problema e o local, para que a solução seja realizada com agilidade”, detalha.

O contato direto com os comerciantes também tem sido um diferencial. “Temos um grupo de WhatsApp com mais de 250 lojistas e responsáveis por estabelecimentos. Eles nos enviam demandas, fotos e informações sobre ocorrências no Centro. Isso facilita muito a comunicação e a resolução dos problemas. Antes, os próprios lojistas precisavam procurar cada órgão separadamente. Hoje, esse processo está mais ágil e centralizado”, destaca.

A recepção da iniciativa tem sido positiva entre os comerciantes. “A criação da zeladoria foi, inclusive, um pedido dos próprios lojistas. Hoje, eles têm um contato direto, podem ligar, enviar mensagens ou vir até nosso ponto de apoio. Isso aproximou muito o comércio da gestão pública e trouxe mais eficiência no atendimento das demandas”, acrescenta Luiz Fernando.

Outro eixo importante da atuação é a organização dos ambulantes. Desde o início da gestão, foi realizado um levantamento detalhado para identificar quem são os trabalhadores, quais produtos comercializam e os espaços ocupados. “Nosso objetivo é manter o controle, evitando o surgimento de novos pontos irregulares e garantindo a mobilidade nas vias públicas. Quando surge um novo ambulante, orientamos sobre a necessidade de regularização junto à Emsurb. É um trabalho feito com diálogo e respeito, mas também com responsabilidade para não comprometer a circulação de pedestres e veículos”, explica.

O gestor lembra que, ao assumir a função, encontrou desafios estruturais significativos. “Havia uma situação de abandono, com calçadões danificados, poucos bancos, postes sem pintura. Ao longo de um ano e três meses, conseguimos instalar novos bancos, ampliar o número de lixeiras, revitalizar estruturas e melhorar o aspecto geral do Centro, sempre em parceria com a Emurb e outros órgãos”, relata, destacando as ações de ordenamento na região. “Um dos maiores desafios era a grande quantidade de ambulantes ocupando as vias. Com a criação da Feira do Centro, conseguimos realocar os vendedores de hortifrúti, o que já resolveu boa parte do problema”, pontuou.

A medida integra a primeira etapa do plano de realocação, que transferiu os vendedores de hortifrúti das calçadas e os direcionou para um espaço estruturado, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana. A segunda etapa prevê a reorganização de ambulantes que comercializam produtos variados, como roupas, bolsas e acessórios, com o objetivo de ampliar a ordenação do espaço público. Para Luiz Fernando, o processo busca conciliar organização e inclusão. “Nosso intuito não é retirar os ambulantes, mas realocá-los para locais mais adequados. Na Feira do Centro, por exemplo, eles passaram a contar com cobertura, wi-fi, banheiros, segurança e melhores condições de trabalho”, pontua.

O comerciante Maurício Vasconcelos, cujo empreendimento tem mais de 30 anos de tradição no centro de Aracaju, afirma que a zeladoria trouxe mais organização à rotina da região. “Acho que foi um passo importante da nova gestão, porque antes não havia um elo de ligação entre a comunidade, os lojistas e o poder público. Quando surgia um problema relacionado à Emsurb, era preciso ir até a Emsurb; se fosse da Emurb, tínhamos que procurar a Emurb. Havia ainda questões de iluminação e até de serviços que nem são diretamente da prefeitura, mas que ela intermedia. Com a chegada do zelador, passou a existir esse elo entre consumidores, lojistas e a administração municipal. Ele recebe as demandas, organiza e encaminha para quem é responsável, pois sabe exatamente a quem direcionar cada situação. Isso trouxe muitos benefícios para nós, porque hoje temos alguém próximo, acessível”, disse.

Para o empresário Marcelo Oliveira, a zeladoria também fortalece essa relação. “A prefeita e os secretários não têm como acompanhar diariamente todos os problemas que acontecem aqui. A zeladoria cumpre esse papel: escuta os comerciantes, recebe as demandas e encaminha para o responsável, que analisa a situação e toma as providências. Esse modelo já existia, mas, nesta gestão, tem sido mais eficaz, principalmente pela reorganização do Centro. A primeira etapa já foi concluída, com resultados muito positivos, agradando comerciantes, população e também os feirantes. Por isso, considero a zeladoria muito importante para aproximar o comércio da administração pública”, afirmou.

O comerciante também comentou sobre as ações do Centro Vivo. “Isso é muito importante, porque, em qualquer lugar do mundo, o Centro é o espaço mais visitado, é o coração da cidade, onde geralmente está o marco zero. Reviver esse espaço, valorizar sua história e sua beleza é essencial, não só para Aracaju, mas para qualquer cidade. Essa ênfase que a prefeitura está dando ao Centro tem grande valor, e ela está de parabéns por isso. Ao mesmo tempo em que o Governo do Estado investe no turismo, o município também faz sua parte ao oferecer um Centro limpo, organizado e bonito para moradores e visitantes”, concluiu Maurício.