A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participou, nesta quinta-feira, 21, do 30º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas, promovido pela Unidade Regional em Sergipe da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SE). O encontro, realizado no espaço de eventos Porto Farol, teve como objetivo fortalecer a conexão entre empresários e profissionais da área de Recursos Humanos (RH).
A Fundat realizou o cadastro de currículos de trabalhadores interessados em ingressar no mercado de trabalho, além do cadastro de empresas com o objetivo de ampliar a captação de vagas e fortalecer a intermediação de mão de obra no município. A participação da fundação no evento teve como foco principal estreitar o relacionamento com o setor de Recursos Humanos, considerado estratégico para a promoção de oportunidades de emprego e renda.
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, destacou a relevância da parceria com o RH. "É muito importante mantermos esse contato com os profissionais de gestão de pessoas, já que as empresas atuam diretamente nessa área e a Fundat também desenvolve esse trabalho de forma ampla. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria, divulgar que nossos serviços são gratuitos e ampliar a qualificação dos trabalhadores, contribuindo para que possam atender melhor às empresas e à população. Esta é a segunda vez que participamos do congresso, que já se mostra um espaço fundamental para fortalecer essa integração e contribuir para um município cada vez mais próspero”, afirmou.
A presidente executiva da ABRH-SE, Aldeci Mercenas Vieira, explicou o propósito do evento e a necessidade da parceria com a Fundat para o fortalecimento do RH. “A proposta do evento é promover conhecimento e desenvolvimento para o estado, reunindo profissionais e líderes que atuam diretamente com a gestão de pessoas. A participação da Fundação é fundamental, já que, a cada ano, vem ampliando sua atuação como parceira. O trabalho desenvolvido pela Fundat contribui diretamente com o RH das empresas, especialmente no apoio a processos seletivos e na oferta de serviços que auxiliam na qualificação da mão de obra", declarou.
A diretora da Diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc) da Fundat, Cassandra Teodoro, pontuou a importância do diálogo com esse setor. “Este é um momento fundamental para fortalecer o networking e apresentar às empresas os serviços oferecidos pela Fundat. Estamos dialogando diretamente com profissionais de Recursos Humanos, reforçando o papel dessa diretoria na captação de vagas e na inserção da população ao mercado de trabalho”.
Ela ainda complementou, enfatizando o compromisso da Fundat com a transformação social. “A participação no congresso também é uma oportunidade de evidenciar o compromisso da Fundação com a transformação social, por meio da qualificação profissional e do encaminhamento de trabalhadores para as vagas disponíveis. A Fundat se coloca como uma ponte entre empresas e cidadãos, fortalecendo o diálogo com o setor produtivo e contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju”, afirmou.
O participante do congresso, Pedro Lucas Vieira, comentou sobre a relevância da Fundat na ampliação do acesso a oportunidades de emprego. “A presença da Fundat no evento é muito importante, porque amplia o acesso da população a oportunidades de emprego. Muitas pessoas ainda têm dificuldade em encontrar caminhos para ingressar no mercado de trabalho, e a fundação cumpre esse papel de orientar e auxiliar nesse processo. Eu não conhecia o trabalho de perto e, ao ter contato aqui, pude perceber a relevância desse apoio. É uma iniciativa necessária, que contribui diretamente para quem está em busca de uma oportunidade”, disse.
O congresso terá continuidade nesta sexta-feira, 22, e a Fundat seguirá participando da programação, reforçando sua atuação junto ao setor de Recursos Humanos.