Prefeitura promove evento sobre acessibilidade, inclusão e arte sem barreiras

Planejamento e Orçamento
15/06/2026 14h05
Início > Noticias > 117757

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública Municipal (Esgap), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou na manhã desta segunda-feira, 15, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a XX Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras. A iniciativa foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef) e a Federação Nacional Albertina Brasil, reunindo em uma única programação o X Seminário Acessibilidade, Inclusão, Arte e Saúde Mental e o II Festival Dança Para Todos.

A programação contou com palestras, mesa-redonda e apresentações artísticas voltadas à promoção da acessibilidade, da inclusão, da arte e da valorização das pessoas com deficiência. O evento reuniu participantes e convidados de diversos estados brasileiros, proporcionando a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o debate sobre direitos das pessoas com deficiência, saúde mental e participação social.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Thyago Silva, destacou a importância de promover espaços de formação e sensibilização voltados à inclusão no serviço público.

“A construção de uma cidade mais acessível e inclusiva passa também pela qualificação permanente dos servidores. Eventos como este ampliam o conhecimento, fortalecem o respeito à diversidade e contribuem para que os serviços públicos estejam cada vez mais preparados para atender toda a população com dignidade e equidade”, ressaltou.

Para a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Camila Feitosa, a inclusão deve ser compreendida como uma responsabilidade coletiva e praticada diariamente.

“Durante muito tempo, muitas pessoas encontraram barreiras onde deveriam existir oportunidades e acolhimento. Eventos como este ampliam o debate sobre acessibilidade, respeito às diferenças e garantia de direitos. A arte tem um papel fundamental nesse processo porque é uma linguagem universal, capaz de unir pessoas, promover reflexões e derrubar barreiras”, afirmou.

Formação e inclusão

Além de promover reflexões sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva, a iniciativa reforçou a importância da capacitação dos servidores municipais para um atendimento cada vez mais humanizado e acessível. A ação integra o calendário formativo da Esgap, que desenvolve cursos, seminários e eventos voltados ao aperfeiçoamento profissional dos servidores e ao fortalecimento das políticas públicas municipais.

A diretora da Esgap, Priscilla Teles, destacou que a realização do evento evidencia a importância da articulação entre instituições comprometidas com a promoção da cidadania e da inclusão.

“A Federação Albertina Brasil nos procurou para a realização desta mostra e, a partir daí, unimos esforços com a Semdef para viabilizar a iniciativa. A Escola de Governo tem o compromisso de fomentar ações que contribuam para a formação dos servidores e para a construção de um serviço público cada vez mais inclusivo e preparado para atender às necessidades da população”, enfatizou.

A analista de Políticas Sociais do Ministério da Cultura (MinC), Elenice Vespasiano, ministrou palestra sobre a campanha “Cultura é Mais Saúde”, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo ela, a cultura desempenha papel fundamental na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

“Acreditamos que, por meio das vivências culturais e das expressões presentes nos territórios, é possível construir espaços de acolhimento, pertencimento e qualidade de vida. Este também é um momento importante para dialogar com os servidores municipais e compartilhar experiências que contribuam para o fortalecimento dessas políticas públicas”, explicou.

Já o presidente da Federação Nacional Albertina Brasil, Messias Cordeiro, ressaltou que a mostra busca dar visibilidade ao potencial artístico das pessoas com deficiência e transtornos mentais, além de estimular a conscientização e a inclusão social.

“Esperamos que os participantes saiam daqui mais atentos à necessidade de acolher, respeitar e integrar as pessoas com deficiência nos espaços culturais e sociais. Ficamos muito felizes em contar com o apoio da Esgap e da Semdef para a realização desta iniciativa”, afirmou.

Entre os participantes, a assistente social da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Vanecia Araújo, destacou a relevância da programação para ampliar conhecimentos e fortalecer uma atuação mais sensível e humanizada.

“Como mãe atípica e profissional, considero fundamental que o município tenha um olhar atento para as famílias. A programação foi extremamente relevante, tanto para nós, enquanto profissionais, quanto para a sociedade. Precisamos conhecer cada vez mais as políticas de inclusão para construir ambientes mais acessíveis e contribuir para uma sociedade mais justa”, destacou.

Ao longo do evento, também foram debatidos temas relacionados à saúde mental, acessibilidade e políticas públicas voltadas às mulheres com deficiência, reforçando a importância da construção de uma sociedade mais inclusiva, acolhedora e comprometida com a garantia de direitos para todos.