Fundat promove aula prática para alunos do curso de Auxiliar Administrativo

Formação para o Trabalho
13/07/2026 08h50
Início > Noticias > 118225

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou uma aula prática com os alunos do curso de Auxiliar Administrativo da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont. A atividade aconteceu na sexta-feira, 10, na sede da fundação e permitiu que os estudantes conhecessem de perto o funcionamento dos setores administrativos da instituição.

Com carga horária de 80 horas, o curso prepara os participantes para atuar em diferentes áreas da administração. Durante a visita, os alunos tiveram contato com rotinas relacionadas ao planejamento, à organização, ao arquivamento de documentos e ao fluxo de processos entre as diretorias e demais setores da Fundat.

A iniciativa teve como objetivo aproximar os conteúdos estudados em sala de aula das situações encontradas no ambiente profissional, contribuindo para que os alunos desenvolvam uma compreensão mais ampla sobre as atribuições de um auxiliar administrativo.

O oficial de gabinete da Fundat e representante da UQP Santos Dumont, Washington Santos, explicou que a atividade marcou uma das etapas finais da formação da turma.

“Os alunos estão concluindo as atividades em sala de aula e trazendo esse conhecimento para uma visita técnica. Aqui, eles conseguem colocar em prática tudo o que aprenderam, conhecer as diretorias e entender quais são as atividades administrativas de cada setor, como a organização, o planejamento e o arquivamento”, destacou.

Segundo Washington, essa experiência também facilita a adaptação dos participantes ao ambiente de trabalho. “Quando ingressarem no mercado, eles terão mais facilidade para compreender o funcionamento do local de trabalho e se adaptar às atividades que poderão desenvolver”, acrescentou.

Integração


A instrutora Valéria Oliveira ressaltou que o curso apresenta os diferentes setores nos quais um auxiliar administrativo pode atuar. Por isso, a visita à sede da Fundat foi planejada para mostrar como os processos acontecem na prática.

“Dentro do curso, estudamos os vários setores nos quais o auxiliar administrativo pode atuar e desenvolver seu trabalho. Consideramos importante trazer os alunos para que eles pudessem observar tudo aquilo que foi abordado em sala e começar a entender como funcionam os processos administrativos em uma instituição pública ou em uma empresa privada”, explicou.

Para a estudante Tatiane Fontes, a aula prática ampliou a percepção sobre o funcionamento da administração pública. “A visita ampliou a nossa visão sobre a complexidade da administração pública. Não é algo limitado, como muitas pessoas imaginam. É um trabalho minucioso, que precisa ser compreendido de forma mais ampla, para que todos entendam a importância de cada setor e de cada profissional”, afirmou.

A estudante Ivanilde Cardoso também destacou a organização e a integração entre os setores da Fundação.

“O que mais chamou a minha atenção foi a organização. Um setor depende do outro e cada pessoa precisa fazer a sua parte para que o trabalho funcione como um todo. Foi muito importante conhecer uma instituição que ajuda as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho”, contou.

Ivanilde também participa de um processo seletivo divulgado por meio da Fundat e espera aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso em uma futura oportunidade profissional.

“Estou ansiosa e espero conseguir esse trabalho para colocar em prática tudo o que estou aprendendo. Também quero continuar fazendo outros cursos oferecidos pela Fundat”, disse.

Novas oportunidades de qualificação


A UQP Santos Dumont também está com inscrições abertas para novas capacitações nas áreas de Pintor de Obras Imobiliárias e Assentador de Revestimentos Cerâmicos, ambas em parceria com o SENAI. O primeiro curso começa no dia 14 de julho, das 8h às 12h, e o segundo começa no dia 20 de julho, das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas na sede da Fundat ou nas diversas UQPs da capital.

De acordo com Washington Santos, os cursos preparam profissionais para áreas com demanda no mercado de trabalho. “São duas formações importantes e procuradas pelo mercado. A expectativa é que, ao concluírem os cursos, os alunos estejam mais preparados para buscar uma vaga de emprego ou trabalhar de forma autônoma”, concluiu.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1331.