Prefeitura reforça atrativos turísticos de Aracaju em Congresso Brasileiro de Cefaleia

Turismo - SETUR
14/08/2026 17h55
Início > Notícias > Prefeitura reforça atrativos turísticos de Aracaju em Congresso Brasileiro de Cefaleia

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participa do 40º Congresso Brasileiro de Cefaleia, realizado de 13 a 15 de agosto, no Centro de Convenções AM Malls, na capital sergipana. Considerado um dos principais encontros científicos sobre cefaleia da América Latina, o evento reúne mais de 800 profissionais da saúde de praticamente todos os estados brasileiros, além de representantes internacionais.

Durante os três dias de programação, a Setur mantém um estande próprio no espaço do congresso, criado para apresentar Aracaju aos participantes e divulgar os atrativos turísticos da capital. A iniciativa aproveita a presença de profissionais de diferentes regiões do país para promover experiências relacionadas à cultura, gastronomia, lazer e aos demais segmentos que compõem o turismo aracajuano.

A participação também busca ampliar a percepção sobre o destino, apresentando uma Aracaju que vai além dos tradicionais atrativos de sol e mar. Para a diretora de Promoção e Feiras da Setur, Luciene Lima, conhecida como Tia Lu, o espaço foi pensado justamente para despertar a curiosidade dos visitantes.

“No Congresso de Cefaleia, nosso estande ganhou cores, flores, chapéus e óculos, criando um espaço instagramável que encantou e despertou a curiosidade de todos. Entre ciência e descobertas, mostramos que Aracaju vai muito além de Sol, Sossego e Mar. É uma cidade vibrante, acolhedora e cada vez mais em evidência no turismo brasileiro, onde o jeito aracajuano de receber transforma qualquer viagem em uma experiência inesquecível”, afirmou.

A presença de visitantes de diferentes estados também evidencia o potencial do turismo de eventos para a divulgação do destino. O secretário da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Caio Simioni, que veio de São Paulo para participar do congresso, destacou a receptividade encontrada na capital sergipana.

“É um grande prazer estar aqui em Aracaju pela segunda vez. Estou muito feliz com o nosso congresso aqui e com essas pessoas que me receberam de braços abertos. O povo aqui é muito amistoso, muito amigável, eu me sinto em casa. O congresso está sendo um sucesso absoluto. A organização está atendendo às expectativas e até superando o que a gente pensava. Me sinto muito bem aqui”, relatou.

Para o neurologista Alan Chester Feitosa de Jesus, presidente do congresso, a realização do evento em Aracaju possibilita aliar a troca de conhecimento científico à divulgação do destino entre profissionais que, em muitos casos, visitam a cidade pela primeira vez.

“É uma alegria muito grande trazer o 40º Congresso Brasileiro de Cefaleia para Aracaju, que deixa um legado de conhecimento e científico. Com o curso pré-congresso direcionado aos profissionais da Atenção Básica, podemos deixar o conhecimento como fundamento para que nossos pacientes com dores de cabeça sejam melhor atendidos. E, claro, mostrar as belezas de Aracaju para que as pessoas que vieram desta vez por conta da ciência voltem depois por conta das belezas da nossa cidade”, afirmou.

Além da divulgação turística, a realização do congresso contribui para movimentar diferentes setores da economia local. A presença de profissionais de outras cidades e estados durante os três dias de programação gera circulação nos segmentos de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços.

O 40º Congresso Brasileiro de Cefaleia é promovido pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) e reúne neurologistas, clínicos gerais, residentes e outros profissionais da área da saúde para discutir avanços no diagnóstico e tratamento das cefaleias. A programação inclui palestras, simpósios e apresentações de pesquisas nacionais e internacionais.

Entre os estados com maior representatividade estão Sergipe, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, reforçando o alcance nacional do encontro e o potencial de Aracaju para receber eventos de diferentes áreas do conhecimento.

A participação da Setur integra a estratégia da Prefeitura de aproveitar a realização de grandes eventos na capital para promover o destino diretamente junto a visitantes e profissionais de diferentes regiões do país. A iniciativa contribui para fortalecer Aracaju no segmento de turismo de eventos e ampliar as possibilidades de que os participantes conheçam a cidade e retornem em outras oportunidades, seja a trabalho ou a lazer.