Prefeitura testa equipamento de fiscalização removível em Aracaju

Transporte e Trânsito
11/12/2007 08h18

Teve início ontem, segunda-feira, na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, o teste do equipamento removível de fiscalização de trânsito. Após uma semana de instrução dos agentes para a operacionalização do radar, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), começou o período de experiência do equipamento, que pode aferir até 10 diferentes pontos por dia.

De acordo com o coordenador de Trânsito da SMTT, capitão José Luiz, o equipamento estático removível inicialmente não produzirá multas. A intenção é observar os pontos onde, por não haver fiscalização fixa, ocorre grande número de desrespeitos ao limite permitido de velocidade. "Nesse primeiro momento é apenas um equipamento em fase de teste. A idéia é verificar a utilidade e a eficácia do aparelho para aumentar a segurança nas vias da capital", informou.

Uma das vantagens do equipamento é a realização da contagem volumétrica da via, ou seja, o registro da quantidade de veículos que passam em determinado período de tempo. "Isso vai permitir para a gente programar serviços, como a temporização de semáforo, e facilitar em operações de interdição de via. A gente recebe várias reclamações de veículos em alta velocidade em diversas vias da cidade. Com esse equipamento, não é preciso colocar em cada rua um radar fixo", conta o coordenador.

A fase de instrução revelou que muitos motoristas ainda insistem em desrespeitar o limite. Quando instalado na região próxima ao calçadão do bairro 13 de Julho, durante uma hora de operação, das 10 às 11 da manhã, o sistema registrou a passagem de 436 veículos, sendo que 20 deles foram flagrados acima da velocidade permitida.

Ainda segundo o coordenador de Trânsito, a utilização do radar removível vai ser estendida para a zona norte da cidade, em bairros como Santos Dumont, Bugio e Siqueira Campos, onde há muitas reclamações, bem como para a zona sul, em locais onde há registro inclusive de atropelamentos. A fiscalização itinerante tem o objetivo de garantir o respeito à velocidade máxima determinada no trânsito de Aracaju.

"O equipamento pode ser utilizado à noite e em tempo chuvoso. A gente monta em um local, faz uma operação e pode no mesmo dia cobrir dez pontos diferentes, cada um ficando em média uma hora. Ele identifica não só o veículo que passa acima da velocidade, mas também nos auxilia na identificação de placas frias ou não cadastradas e placas de segurança não autorizdas. É uma grande ferramenta de trabalho para a gente no dia-a-dia do trânsito', destacou Luiz.