PMA atende famílias vítimas de incêndio no Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
17/12/2007 11h17

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em ação conjunta com o Programa ´Acolher: Da Rua à Cidadania´, atendeu as 13 famílias que tiveram os seus barracos incendiados na última sexta-feira, dia 13, no conjunto Padre Pedro, bairro Santa Maria. O prefeito Edvaldo Nogueira acionou a equipe técnica da Semasc que esteve no local, ainda no final da manhã de sexta-feira, na qual fez as primeiras abordagens e identificou todas as famílias atingidas pelo incêndio.

A equipe técnica da Semasc e educadores sociais do Acolher, ao chegarem no local, constataram que 11 barracos foram destruídos pelo fogo. As 13 famílias que tiveram os seus barracos queimados tinham parentes naquela proximidade e preferiram esta opção à acolhida oferecida pela Prefeitura de Aracaju. O prefeito solicitou que todas as providências fossem tomadas para amenizar o sofrimento dessas famílias, com a entrega de cestas básicas, colchões e cobertores para as pessoas que tiveram seus barracos situados nas ruas 29, 30 e 31 do Conjunto Padre Pedro, consumidos pelas labaredas.

De acordo com os dados registrados no Cadastro Único, essas famílias já possuíam cadastros desde 2004, sendo recadastradas recentemente como beneficiárias do projeto de reurbanização, as quais serão contempladas com unidades habitacionais do projeto em ação.

"A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania se fez presente desde o primeiro momento que ficou sabedora do que ocorreu no Santa Maria, onde 11 barracos haviam sido destruídos. Ao todo, 13 famílias e 41 pessoas foram atingidas. O atendimento foi de imediato; a equipe social que estava em comemoração das festividades natalinas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) não mediu esforços e se comprometeu em dar toda acolhida, inclusive com cestas básica, cobertores, colchões e um espaço para abrigar essas famílias. Portanto, na parte da tarde, disponibilizamos técnicos dessa Prefeitura, junto com educadores sociais do programa Acolher e nos dirigimos para o local. Lá verificamos que todos tinham parentes bem próximo ao local do incidente e todo atendimento foi dado", ressaltou a diretora de Assistência Social, Edvaneide de Souza Paes Lima.

A gerente de Benefícios Eventuais da Semasc, Maria das Graças Santos Oliveira, colocou a Secretaria à disposição das famílias. "Assim que soubemos do ocorrido, não medimos esforços juntamente com a equipe técnica da Semasc e nos dirigimos para o local do incidente. Logo mais no final da tarde, estivemos na casa de cada família e oferecemos ajuda de imediato", completou.