Planejamento do SUS é discutido de forma coletiva

Saúde
17/12/2007 14h10

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou seminário para discussão e apresentação do Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) de 2008 e 2009. O evento ocorreu na sexta-feira, dia 14, no prédio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps). Participaram do encontro o Núcleo de Planejamento (Nuplan), representantes de todas as redes, núcleos e coordenações da secretaria.

"Estamos discutindo o PlanejaSUS a nível nacional e, em cooperação técnica com o Ministério da Saúde (MS), construindo o nosso plano municipal. Tudo é debatido coletivamente. Cada rede trará as respectivas propostas para que possamos então consolidá-las", informou a coordenadora do Nuplan, Ana Carolina Lavigne de Melo.

"A comunidade não fica de fora do processo. As 43 Pré-conferências e a própria Conferência Municipal de Saúde foram espaços legítimos da participação da população. Temos a certeza de que os anseios e desejos dos aracajuanos serão levados em conta", complementou.

A representante do MS e da Coordenação Geral de Planejamento, Márcia Muniz, foi convidada para proferir palestra. Durante a oportunidade, ela falou sobre a experiência do Plano Nacional de Saúde em cidades como Alcântara, no Maranhão. "Quando o município é nosso parceiro, só podemos esperar bons resultados nas ações", pontuou.

Quanto à saúde pública de Aracaju, Muniz confessa ter ficado surpresa com o trabalho desenvolvido pela SMS. "A construção do plano, aqui, está bastante avançada. Podemos perceber que a secretaria vai na linha certa, com construção coletiva e ações efetivas", disse.