As condições técnicas do destino turístico Aracaju estão em processo de avaliação. Inserida entre os 65 destinos brasileiros anunciados pelo Ministério do Turismo, a capital sergipana, que possui o título de cidade com maior qualidade de vida do Norte/Nordeste, está sendo analisada em diversos aspectos estruturais.
A representante do Ministério do Turismo e técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Keylah Tavares, esteve em reunião ontem com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos, e com representantes de alguns órgãos municipais específicos para a aplicação de questionários junto aos gestores públicos.
O encontro aconteceu na sede da Funcaju e reuniu gestores municipais de órgãos como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), além da diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, e o diretor de Difusão e Intercâmbio Cultural da Funcaju, Alisson Couto.
A técnica da FGV, responsável pela aplicação dos questionários, explicou como a pesquisa está estruturada. "A pesquisa abrange cinco dimensões: infra-estrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade, sendo que dentro de cada uma serão avaliadas as subdivisões. Por exemplo, dentro de infra-estrutura analisaremos itens como saúde pública, energia, segurança e urbanização. Já em relação aos aspectos ambientais, averiguamos quesitos como o código municipal e o controle da poluição na cidade", comentou.
Keylah Tavares ressaltou que a pesquisa também procura conhecer a opinião do setor privado em relação ao destino turístico. "A pesquisa também propõe uma conversa com o setor privado, com as entidades de classe e com o gerenciamento dos centros de convenções. Ela avalia a capacidade empresarial da cidade e como os empresários estão vendo a cidade enquanto um destino turístico. Questionamos se o destino turístico é um alavancador de negócios ou se ele encontra barreiras para inserir-se nesse mercado", frisou.
A equipe técnica responsável pela realização da pesquisa fica cinco dias no destino turístico em contato com gestores públicos e privados, sendo que no último dia é o momento de realização da visita técnica. "Neste momento somente o pesquisador, sem o acompanhamento de representatividade do setor público, para não ser tendencioso, visita os atrativos naturais, culturais, artísticos e arquitetônicos e para fazer as observações", explicou Keylah.
A técnica informou que o trabalho piloto de pesquisa e aplicação de questionário junto aos destinos turísticos iniciou no dia 5 de novembro, visitando cidades como Lençóis, Parati, Brasília e Rio de Janeiro. "O trabalho de fato, está sendo realizado desde o dia 17 de novembro. Já percorremos cidades como Recife, Cará, Porto de Galinhas e agora Aracaju. A previsão de término é na semana após o carnaval", contou.
A presidente da Funcaju, Lucimara Passos, considera fundamental a visita da técnica da FGV e ressalta a importância da capital sergipana ser um dos destinos brasileiros. "É uma grande vitória para Aracaju estar entre os 65 destinos turísticos do Ministério do Turismo. Esse reconhecimento demonstra o crescimento da economia local e a consolidação da cidade enquanto fruto de uma política de inclusão que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura não só na área do turismo, mas como um todo, fato que resultou no título de capital norte/nordeste da qualidade de vida", comemora.