Prefeito faz entrega de novas viaturas ao Samu 192 - Aracaju

Saúde
20/12/2007 14h16
Início > Notícias > Prefeito faz entrega de novas viaturas ao Samu 192 - Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou na manhã de hoje, quinta-feira, três novas viaturas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Aracaju), além de apresentar a reforma da sede do órgão, que fica localizada na rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos. As unidades serão operacionalizadas como Unidades de Suporte Avançado (USA).

Com a reforma, o Samu ganhou cobertura para as ambulâncias, reforma da Central de Regulação, ampliação da farmácia, criação da sala de expurgo - área de lavagem e preparo de material para esterilização. Foram criados ainda sala de estar dos profissionais e sala para guarda de equipamentos.

O prefeito declarou que a entrega das ambulâncias à comunidade aracajuana serve para melhorar o atendimento. "O nosso compromisso é com a melhoria da qualidade de vida da população. O Samu é utilizado por toda a cidade, realizamos mais de 220 mil atendimentos em cinco anos", explica.

Edvaldo lembrou que a capital sergipana foi a quarta cidade do Brasil a implantar o Serviço. "Quando nós iniciamos foi com recursos próprios. A partir da experiência de Aracaju o Governo Federal adotou como sistema nacional. O Sistema tem sido motivo de orgulho para todos nós, pois o atendimento acontece, em média, de 12 a 20 minutos após acionado, o que comprova a eficiência do serviço, pois salva muitas vidas", declarou.

Com as novas ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conta com uma frota de 17 viaturas, destinadas ao atendimento e o transporte social. O serviço é executado por uma equipe multidisciplinar, que conta com 180 funcionários distribuídos entre auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, técnicos auxiliares de Regulação Médica (TARMs), rádio-operadores, guardas municipais, serviços gerais e condutores de viatura.

O Prefeito agradeceu a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho desenvolvido e anunciou novidades para 2008. "Desde já desejo que todos vocês tenham um Feliz Natal e um excelente 2008. Além disso, volto a ressaltar que damos prioridade à saúde, por isso no próximo ano estaremos construindo três novos postos de saúde; ampliaremos as alas dos hospitais da zona norte e sul e vamos realizar no início de 2008 concurso para a área de saúde", ressalta o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, avaliou 2007 como um ano posivito. "Estamos encerrando o ano com um belo presente ao município com a entrega das novas ambulâncias. Dentro da visão política do prefeito Edvaldo Nogueira de não apenas oferecer saúde de qualidade, mas também melhorar essa qualidade no atendimento, a entrega dessas três ambulâncias e o incremento na estrutura da sede vão fazer com que o setor de emergência mantenha a qualidade adquirida ao longo dos anos", comenta o secretário.

Referência

"A saúde de Aracaju é referência nacional, algumas pessoas desejam que o Samu seja desorganizado, mas não é, temos problemas, mas estamos fazendo o possível para fazer o melhor. Há tentativa de setores da oposição em transformar problema circunstancial em uma crise generalizada, mas não acreditem nisso", afirmou Edvaldo Nogueira.

"Digo com orgulho que temos o melhor sistema de saúde de capitais do Brasil, pois 98% temos de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), é a única capital do país com número tão elevado. São Paulo e Salvador tem apenas 60%, Belo Horizonte que é considerado exemplo de administração possui 70% de cobertura", contou o prefeito.

O chefe do executivo municipal ainda revelou que hoje existem mais de 1,2 milhões de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), quando a população de Aracaju é de 520 mil habitantes, ou seja, o município atende duas vezes mais pessoas que a sua população. "Isso significa que há pessoas atendidas aqui de outros municípios, de outros Estados. Se Aracaju fosse só para atender a população prestaríamos um serviço ainda melhor, porém somos sobrecarregados", comentou.