O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou na manhã de hoje, sexta-feira, simbolicamente, cartões Mais Aracaju a 15 pessoas com necessidades especiais. "Cada instituição irá receber os cartões e fazer a distribuição. Enquanto prefeito, tenho esse compromisso de oferecer acessibilidade. Essas pessoas devem cada vez mais estar integradas à comunidade e cabe a nós governantes estar com os olhos voltados para criar as condições necessárias para a acessibilidade", afirmou Edvaldo Nogueira.
Segundo o superintendente municipal de transporte e trânsito, Antônio Samarone, cerca de 6.500 pessoas receberão os cartões gratuitamente. "A partir da iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira, estamos fazendo a inclusão das pessoas com deficiência na modernidade do transporte público. Que eles possam utilizar a bilhetagem eletrônica sem nenhum tipo de discriminação, tendo o mesmo tratamento que qualquer cidadão", apontou.
Aleanderson Augusto de Oliveira foi o primeiro a receber o cartão das mãos do prefeito. Samarone entregou o cartão a Sueli dos Santos Cunha e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, entregou o cartão a José Robson Cruz Machado.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cláudio Brito, elogiou a iniciativa do prefeito. "Edvaldo Nogueira tem a consciência política de inclusão social. Não precisamos pedir, ele teve o hombridade de oferecer um projeto digno de inclusão social", ressaltou.
Para Edvaldo Nogueira, a ocasião foi motivo de muita alegria, pois estava sendo cumprida uma promessa da Prefeitura. "Este é um ato singelo, mas de profundo significado. Por isso, sinto muita felicidade como prefeito de Aracaju poder nesse momento dar um passo adiante, no sentido da inclusão social de fato e de direito, pois não existe diferença nenhuma entre as pessoas, com deficiência ou não, afinal, todos os cidadãos têm direitos iguais", declarou.
Os primeiros a receber os cartões foram os 90 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Depois das pessoas com necessidades especiais, será a vez dos idosos e por último a troca definitiva do vale transporte de papel pelo cartão. "Até abril do próximo ano pretendemos fazer a troca e o principal é que não haverá custo para os usuários", declara Samarone. Para 2008, é meta desenvolver o projeto de instalar semáforos sonoros nos cruzamentos mais movimentados, para que os deficientes visuais possam se locomover melhor.
Estiveram presentes na entrega a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada), Ligia Maynard; a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Maria Gorete Medeiros; além de representantes da Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), Associação dos Deficientes Motores (ADM), Rosa Azul, Centro de Referência de Educação Especial de Sergipe (Creese), Associação dos Portadores de Deficiência de Nossa Senhora do Socorro (APD) e Luz do Sol Espaço Livre.