A Prefeitura de Aracaju, por meio do Núcleo de Suprimentos e Patrimônio (Nusup) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), novamente prova que inova e pensa em alternativas para a promoção de saúde. Dessa vez, uma das novidades fica por conta da ginástica laboral, que movimenta e alegra os funcionários do órgão desde o dia 22 de novembro.
As aulas ocorrem no próprio prédio da Nusup e são fruto de conversas entre a coordenadoria e os trabalhadores. Esses apontaram a vontade de que exercícios aeróbicos fossem feitos no ambiente de trabalho.
De acordo com a coordenadora da Nusup, Maria da Natividade Abreu, é visível a satisfação dos funcionários com a inserção da novidade no Núcleo. "Após a primeira aula, eles vieram comentar que adoraram a atividade. A recepção foi excelente", pontuou a gestora.
A afirmação foi confirmada pela integrante do quadro de funcionários da Nusup, Dirce Vital. "Sinto-me relaxada só de pensar em fazer exercícios e prosseguir o dia com mais garra", disse.
Outras novidades
Além da ginástica laboral e preventiva para trabalhadores, o Nusup possui outras idéias a serem colocadas em prática tão logo forem aprovadas. Uma delas é a ´Idéia Premiada´ - uma forma de congratular os funcionários que apresentarem idéias que contribuam, de alguma forma, para a qualidade de vida, redução de custos e otimização de recursos, minimizando assim o desperdício de insumos.
Outra idéia se refere à estruturação de manual de normas e rotinas para o cumprimento do regimento interno do Órgão. O manual serve como garantia de que o serviço está sendo feito de forma eficiente e eficaz, pactuando as ações e processos com os clientes dos estabelecimentos de assistência à saúde.
A gestora Maria da Natividade Abreu conta ainda que estão em fase de discussão: a realização de auditorias junto às redes assistenciais; a solicitação de técnico efetivo que faça funilagem, capotagem e pintura de móveis, bem como a potencialização da comunicação entre as USF e os hospitais.
"A última ação objetiva fortalecer o SUS a partir do reconhecimento das necessidades dos usuários no processo de produção de gestão de cuidado em qualquer ponto da Rede, construindo assim um fluxo de informação entre o hospital, a unidade de saúde e o Nusup, com vistas a não dicotomizar a assistência", complementa Abreu.
Comprometimento
"Este é um olhar de qualificação para os processos desenvolvidos pela Nusup e que tem por objetivo a integração das redes que compõem a Saúde de Aracaju, a redução dos custos e a responsabilidade do erário público", finaliza Natividade.