Novos coordenadores escolares serão empossados hoje à noite

Educação
27/12/2007 14h26

Depois de um processo eleitoral concorrido para a escolha dos novos coordenadores escolares, quando disputaram 90 chapas e foram eleitos os 160 coordenadores para as 69 unidades de ensino, acontece hoje, quinta-feira, a festa de posse dos eleitos. O evento acontece às 19h, no Espaço Emes, e vai contar com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça. A festa contará com a animação da banda Los Guaranis.

A maior parte dos coordenadores eleitos já está analisando o plano de metas que vai desenvolver na escola, já que tiveram conhecimento do resultado, de maneira extra-oficial, desde o dia seguinte ao pleito, realizado no dia 13 de dezembro. A homologação, por parte da comissão geral da eleição, composta por técnicos da coordenadoria de gestão escolar da Secretaria Municipal da Educação, só aconteceu no dia 21 de dezembro.

Os coordenadores que serão empossados trabalharão durante a gestão 2008/2009. Ainda hoje, haverá também uma homenagem aos que estão saindo da coordenação e também aos professores da rede municipal de ensino que estão se aposentando.

Mais uma vez a gestão democrática da educação foi evidenciada, já que mais de 30 mil pessoas participaram diretamente da eleição. Foram pais, alunos, professores, técnicos e funcionários das escolas envolvidas, que fizeram fila para exercer mais uma vez o direito ao voto. São eles - os que compõem a comunidade escolar - que vão "dirigir" a instituição de ensino por dois anos junto com os coordenadores e os conselhos escolares.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães Vieira, disse ter ficado muito satisfeita com o resultado final do pleito, em todos os sentidos, pois mostrou o quanto a democracia faz parte do processo ensino/aprendizagem e da relação entre a Semed e as unidades de ensino.

Para os pais, esse processo foi fundamental, já que escolher aquele que irá dirigir a escola do filho é sempre muito importante. "Conheço a eleição e sei que é muito séria, por isso fiz questão de me inteirar das propostas e dar o meu voto aos candidatos que considerei os mais apropriados", ressaltou Maria Rosivânia Brito, mãe de um aluno da Emef Sabino Ribeiro.