A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vem facilitando a vida de centenas de estudantes que se utilizam do transporte público da capital, desde junho de 2007, por meio da bilhetagem eletrônica. Com o sistema, o passageiro utiliza um cartão recarregável que armazena créditos e substitui dinheiro, vales-transporte e passes-escolares.
Para utilizá-lo, o usuário precisa apenas creditar valores referentes à tarifa e, no interior do ônibus, aproximar o cartão do validador que está instalado ao lado da catraca. Segundo o coordenador de passe escolar da SMTT, José Augusto Machado, esta semana, além dos 21 postos de atendimento existentes, já estão à disposição dos estudantes mais dois novos pontos de recarga do cartão.
Para melhor atender a grande demanda de alunos que procura os pontos, os novos postos, localizados na rua Pacatuba, vizinho à Caixa Econômica, no Centro; e na rua Santa Catarina, 393, no bairro Siqueira Campos, dispõem de maior conforto e agilidade no atendimento.
Ainda de acordo com o coordenador, além do ambiente climatizado e das novas cadeiras - para que o estudante possa esperar pelo atendimento devidamente acomodado -, a SMTT instalou nos novos pontos um novo sistema, que fará o processo de recarga do cartão eletrônico por meio de internet a cabo.
"Aos poucos estamos aperfeiçoando os métodos de atendimento e recarga para facilitar a vida dos estudantes. O que ocorre é que alguns pontos de recarga são sobrecarregados, enquanto outros são pouco procurados. Estes dois novos pontos juntos devem atender 40% dos 100 mil cadastrados", informa José Augusto.
Encerramento da data fixa
Nos seis últimos meses do ano de 2007, a SMTT visitou escolas e universidades da capital esclarecendo os estudantes sobre o novo método de pagamento de passagem e distribuindo o cartão de bilhetagem eletrônica. Nas escolas, as equipes visitaram sala por sala e, no momento da entrega, os estudantes assinaram um documento autorizando o cancelamento da antiga carteira.
A novidade é que agora não há mais datas pré-determinadas para o cadastramento e entrega dos cartões. O aluno interessado deve procurar, em qualquer tempo, a coordenação da respectiva escola, ou, no caso de universitários, os devidos Diretórios Centrais de Estudantes (DCE´s); preencher o formulário distribuído pela SMTT; anexar a ele uma cópia do RG, um comprovante de residência, uma foto 3x4; entregar na sede da SMTT; e aguardar a chegada do cartão de bilhetagem eletrônica no endereço cadastrado.