Conselheiros tutelares atuam no Pré-Caju Verão 2008

Família e Assistência Social
08/01/2008 09h01
Início > Notícias > Conselheiros tutelares atuam no Pré-Caju Verão 2008

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Aracaju, órgão responsável pela manutenção dos cinco Conselhos Tutelares de Aracaju, se reuniu na tarde de ontem, segunda-feira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O encontro teve como objetivo atender às reivindicações dos conselheiros tutelares quanto a estrutura e todo suporte técnico que serão dados durante o Pré-Caju Verão 2008, que acontece entre os dias 10 e 13 deste mês.

A cidade de Aracaju é uma das capitais que possui cincos Conselhos Tutelares instalados e estruturados, os quais são compostos de 25 conselheiros tutelares eleitos pela comunidade local. Entretanto, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e ligado administrativamente à Prefeitura por intermédio da Semasc, sendo essa encarregada de manter toda estrutura física e humana.

Segundo Mônica Ferreira, representante da Semasc, o motivo dessa reunião com os conselheiros tutelares foi justamente definir sobre o local, a questão do custo, lanche e transporte na prévia. "A preocupação da Prefeitura é que seja dado todo suporte técnico de forma adequada, como também poder ouvir os conselheiros tutelares, as suas reivindicações, para que os mesmos possam desempenhar as suas atividades sem nenhum empecilho. Sobretudo, essa discussão é de caráter interno e administrativo, cujo interesse está ligado a toda estrutura dada àqueles que irão participar do Pré-Caju", destacou, ressaltando ainda que amanhã o Ministério Público fará outra reunião, que contará com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, SOS Criança, Secretaria de Saúde, Juizado, Semasc e Conselhos Tutelares.

"A minha expectativa como integrante do Conselho Tutelar, participando pela primeira vez de um grande evento como este, é enorme. No entanto, quero lembrar aos pais que toda responsabilidade e proteção para com os seus filhos dependem somente deles. Além do mais, essa é uma festa que requer cuidados especiais, não depende exclusivamente dos conselheiros tutelares estarem presentes para garantir os direitos da criança e do adolescente. Com isso, é preciso que eles sejam orientados sobre os perigos que poderão ocorrer; então, a prevenção começa em casa, alertando quanto a bebida, cigarro e outros tipos de substâncias entorpecentes que poderão surgir em uma festa grande público como essa", comentou Antônia de Jesus, conselheira tutelar do 1º Distrito.

Para Jadiel Carlos da Silva, conselheiro tutelar do 5º Distrito, que já vem participando de outros eventos, o Pré-Caju é uma festa de grande porte social, onde estarão presentes pessoas de outros municípios, Estados e capitais. "Em primeiro lugar, é importante que os pais tenham consciência de poder orientar aos seus filhos a respeito desses eventos populares. A orientação primeira começa dentro de casa, observando com quem os filhos vão à festa e não esquecendo de levar a carteira de identidade, telefone e endereço", afirmou.