"A campanha Pelo Direito de Aprender: núcleo das ações pedagógicas da Semed/Escola", foi o último tema discutido durante a capacitação dos coordenadores escolares da rede pública municipal de ensino, que estarão exercendo suas funções no biênio 2008/2009. A palestrante foi a diretora de Ensino da secretaria, a professora Niraildes Machado Prado. Durante a explanação para os novos coordenadores, ela apresentou as atribuições da diretoria, os cargos e as respectivas funções.
Durante a explanação, Niraildes Prado fez questão de apresentar pessoalmente todos os dez diretores, os coordenadores e assessores ligados à Densi, explicando detalhadamente as competências e atribuições de cada um. "Somos responsáveis pela organização, coordenação, execução e acompanhamento das atividades relativas ao estabelecimento das diretrizes pedagógicas da SEMED", resumiu, ao falar sobre o papel da Densi.
Ela também classificou como muito importante este contanto com os coordenadores escolares. "Com esse encontro, estamos estreitando laços. É uma quebra de barreira. Queremos que os coordenadores percebam que a diretoria apóia o trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas escolas, já que a Densi é o coração da Semed, pois é responsável pelo aprendizado dos alunos. Esperamos que os coordenadores estejam certos das responsabilidades que têm enquanto gestores, mas também queremos que tenham a certeza de que terão o apoio necessário para o desenvolvimento de suas atividades", disse Niraildes Prado.
Para a professora Tereza Cristina Salmerom Menezes Prado, coordenadora Pedagógica da Emei. João Batista Douglas' de Souza, localizada no bairro Santa Maria, a participação num encontro como esse serve, até mesmo, para que os coordenadores mais experientes possam renovar seus conhecimentos. "Estou no segundo mandato, mas mesmo assim considero importante participar dessa capacitação. Podemos conhecer ainda mais os trâmites burocráticos e, ao mesmo tempo, trocar experiências com os novos coordenadores. Então todos, novos ou não, estamos adquirindo experiências para um novo trabalho", destacou.