A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vem facilitando a vida de centenas de estudantes que se utilizam do transporte público da capital, por meio da bilhetagem eletrônica. Com o sistema, o passageiro utiliza um cartão recarregável, que armazena créditos e substitui o dinheiro, o vale-transporte e o passe-escolar. Para utilizar o cartão, o usuário precisa apenas creditar valores referentes à tarifa e, no interior do ônibus, aproximar o cartão do validador que está instalado ao lado da catraca.
Para melhor atender a grande demanda de alunos que procura os pontos de recarga, foi lançado um novo posto, localizado na Praça Camerino, 62, no Centro. Também foram lançados recentemente dois pontos: um na rua Pacatuba, vizinho à Caixa Econômica, no Centro; e outro na rua Santa Catarina, 393, no bairro Siqueira Campos.
De acordo com o coordenador de Passe Escolar da SMTT, José Augusto Machado, além do ambiente climatizado e das novas poltronas - para que o estudante possa esperar pelo atendimento devidamente acomodado -, a SMTT instalou nos novos pontos um novo sistema, que fará o processo de recarga do cartão eletrônico por meio de internet a cabo. Além disso, os pontos são exclusivos para recarga do cartão de bilhetagem, o que agiliza ainda mais o atendimento.
Recentemente, um ponto de recarga que funcionava no município Nossa Senhora do Socorro foi desativado. Segundo o coordenador do Passe Escolar, o ponto será remanejado para o terminal Maracaju para que atenda a um número maior de estudantes.
"Aos poucos estamos aperfeiçoando os métodos de atendimento e recarga para facilitar a vida dos estudantes. O que ocorre é que alguns pontos de recarga são sobrecarregados, enquanto outros são pouco procurados. Estes três novos pontos juntos devem atender 45% dos 100 mil cadastrados", apontou.
Cadastramento
Com o intuito de melhorar cada vez mais o processo de adesão de alunos e escolas, a SMTT elaborou um novo formulário. Segundo José Machado, o formulário atualizado trará a opção de ´cadastramento´e ´recadastramento´, que antes eram feitos em formulários diferentes. Além disso, o aluno poderá ficar com um comprovante de entrega do formulário assinado pela diretoria da escola.
O cadastramento de instituições de ensino é feito por meio do preenchimento do formulário específico para escolas e da entrega na sede da SMTT. A partir daí, o diretor recebe os formulários específicos para alunos e estes podem fazer o cadastramento em suas escolas, a qualquer tempo.
Para se cadastrar, o aluno interessado deve procurar a coordenação da respectiva escola, ou, no caso de universitários, os devidos Diretórios Centrais de Estudantes (DCE´s); preencher o formulário distribuído pela SMTT; escolher no formulário a opção ´cadastramento´; anexar a ele uma cópia do RG, um comprovante de residência, uma foto 3x4; e entregar na sede da SMTT. A partir daí, o aluno tem 30 dias para pegar o cartão de bilhetagem eletrônica na rua Santo Amaro, Centro.
O cartão de bilhetagem eletrônica tem um tempo de validade, por isso o usuário deve recadastrar seu cartão para que possa recarregá-lo e utilizá-lo. Para recadastrar o cartão de bilhetagem eletrônica, o aluno deve escolher no formulário a opção ´recadastramento´; reunir os mesmos documentos necessários para o ´cadastramento´, exceto a foto 3x4; e entregar o formulário na sede da SMTT.