Oficina de Produção Executiva qualifica profissionais interessados no mercado audiovisual

Cultura
11/01/2008 15h33

A equipe de produção do longa `O Senhor do Labirinto´ está promovendo durante esta semana uma oficina gratuita de `Produção Executiva: Da idéia inicial de um filme às salas de cinema - um longo caminho a percorrer´, ministrada pela produtora do filme, Elisa Tolomelli.

O curso, que teve início na última segunda-feira, dia 7, está sendo realizado no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), e tem como objetivo discutir a importância do papel do produtor executivo na elaboração e controle do orçamento, no processo de planejamento estratégico das filmagens e na montagem da equipe.

Ao longo da semana, os 52 inscritos debateram sobre temas como: a diferenciação entre produção artística e executiva; o organograma de uma equipe de filmagem e as responsabilidades de cada membro da equipe; o desenho da produção do projeto, das filmagens e o planejamento financeiro e estratégico para cada filme; o papel do produtor; formas de captação de recursos; e produção de conteúdo para novas mídias como TV a cabo, Internet e Celular.

A produtora Elisa Tolomelli demonstrou satisfação com a procura pelo curso e comentou sobre a importância da realização de oficinas de qualificação. "Ter mais de 50 pessoas inscritas nesta oficina sobre a produção do audiovisual é algo muito sintomático. Isso significa que existe uma consciência de que é preciso ter mão-de-obra qualificada para desenvolver qualquer atividade", disse.

"Estou contente não só por estar ministrando esse curso, mas principalmente por sentir que as pessoas estão `antenadas´, querendo investir na auto qualificação e conscientes de que não é só equipamento que faz o audiovisual. É importante que esse pensamento seja contínuo, pois o investimento em capacitação contribui para que os profissionais estejam aptos a encarar esse mercado bastante amplo e competitivo", completou.

Elisa Tolomelli considera o mercado audiovisual em Sergipe como promissor e defende que "a realização da indústria do audiovisual é uma das mais crescentes no mundo inteiro, mas é necessário equipamento e mão-de-obra qualificada para desenvolver essa indústria. O mercado do audiovisual em Sergipe está em sua fase inicial, mas sua ascensão e desenvolvimento dependem de ações da iniciativa governamental e privada, por intermédio de leis federais e municipais de incentivo à cultura, para fomentar este segmento e futuramente colocar Sergipe no roteiro de locações de filmagem no Brasil e no mundo", afirmou.

Qualificação Profissional

Durante o penúltimo encontro da oficina, que aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, os alunos assistiram o filme `Mulheres do Brasil´ (2006), da diretora Malu de Martino, com produção de Elisa Tolomelli. Com 106 minutos de duração, o filme reúne cinco histórias de escritoras brasileiras, situadas em diferentes regiões do Brasil. De Maceió a Curitiba, passando por Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e sem deixar de fora grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, o filme constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira, através de histórias ora sensuais, divertidas e delicadas, ora debochadas e cruéis.
Após o término da exibição, Elisa explanou alguns aspectos referentes a todo o processo de realização do filme, do argumento ao lançamento comercial e, em seguida, os alunos presentes debateram sobre a película.

A atriz Ana Maria dos Santos, contemplada pelo Edital de Apoio ao Teatro, lançado pela Prefeitura de Aracaju, com a peça `O auto da índia´, comentou que considera importante a realização de cursos de capacitação para os profissionais ligados às artes. "Desde a época do lançamento do edital que participo dos cursos de capacitação promovidos pela Prefeitura. Acredito na eficácia dessas iniciativas como oportunidade de aprofundamento dos nossos conhecimentos", disse.

Ana Maria explica que, apesar do curso de produção executiva ser direcionado ao público do audiovisual, fez questão de participar porque acredita nas benesses que ele pode proporcionar à sua carreira. "Compreender todo o processo da produção executiva de um filme ou da montagem de uma peça teatral é fundamental para que o resultado final do trabalho seja positivo", comentou.

A cerimonialista Elaine Barreto também considera fundamental a realização de cursos de capacitação para qualificar seu currículo profissional. "Trabalho com produção de eventos, formaturas, entre outros eventos artísticos e, por isso, sei como é importante um planejamento estratégico bem estruturado. Durante as aulas dessa semana, despertei minha atenção para outros detalhes que regem a produção de um evento, que futuramente farão o diferencial em minha carreira", finalizou.

A oficina de Produção Executiva encerra hoje, mas na próxima semana a equipe de produção do filme `O Senhor do Labirinto´ inicia o curso `Plano e Enquadramento Cinematográfico´, no dia 14, seguindo até o dia 25 de janeiro. As matrículas serão realizadas em horário comercial, no NPDOV, situado na rua Lagarto, 2161, bairro São José. Informações: (79) 3211-1505 / 3211 - 1490.