Prefeitura amplia estoque de vacina contra febre amarela para atender demanda

Saúde
11/01/2008 16h49

No Estado de Sergipe não há risco de contaminação por febre amarela. Apesar da constatação, a procura pela vacina contra a doença vem crescendo de forma significativa, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O motivo é o registro de casos da doença em outros Estados.

A SMS ampliou o estoque e está disponibilizando a vacina em 10 Unidades de Saúde da Família (USF). "Com a ampla divulgação da mídia, houve um aumento na procura, então nós buscamos atender as pessoas que nos procuram", ressalta a coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS, Tânia Santos.

Segundo ela, a USF Dona Sinhazinha, situada no bairro Grageru, é a mais procurada pela população. "Para se ter uma idéia, antes nós aplicávamos lá em torno de 10 vacinas por semana e hoje estamos em 150 por dia", destaca a coordenadora, lembrando que a prioridade está nas pessoas que estão prestes a viajar para os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

"Só é necessário tomar a vacina quem vai viajar para essas regiões, já que é onde estão os focos", explica a enfermeira da USF Sinhazinha, Linda Leide. O medicamento deve ser aplicado no mínimo 10 dias antes da viagem e, de acordo com Linda, pode ocasionar efeitos colaterais. "Por ela ser preparada com o próprio vírus da febre amarela, pode causar sintomas como febre e dor de cabeça", alerta.

Eficiência

Com planos de viajar para Goiânia, cidade onde costuma ir com freqüência, a aposentada Maria da Graça, 57, foi ao posto Sinhazinha para garantir sua dose da vacina. "Vim aqui prevenir, já que vou para uma cidade que tem alguns casos confirmados", afirma Maria da Graça, que ainda elogiou o atendimento na Unidade. "O pessoal aqui explica direitinho e é tudo bem rápido", destaca.

Quem também estava lá e vai viajar, só que para o Estado de Minas Gerais, é a dona de casa Maria das Neves, 59. Ao ser vacinada, ele ficou surpresa com a eficiência da equipe da USF. "Legal aqui: acabei de chegar e já vou embora tranqüila", disse.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um vírus. No Brasil, ela pode ser adquirida em áreas urbanas, rurais e silvestres. A transmissão da febre amarela silvestre (mais comum no Brasil) é feita por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus, principalmente.

A propagação ocorre quando o indivíduo entra em regiões onde existem os mosquitos que picam uma pessoa infectada e em seguida picam outra que ainda não teve a doença.

Confira as USF onde a PMA disponibiliza a vacina:

José Machado de Souza - Santos Dumont
Joaldo Barbosa - América
Edézio Vieira de Melo - Siqueira Campos
João Cardoso Nascimento - José Conrado de Araújo
Anália Pena - Almirante Tamandaré
Maria do Céu - Centro
Dona Sinhazinha - Grageru
Geraldo Magela - Orlando Dantas
Francisco Fonseca - Álvaro Macedo
Ministro Costa Cavalcante - Av. Tancredo Neves