Prefeito participa da abertura da Feira de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
16/01/2008 09h15

Atuante no incentivo ao turismo aracajuano, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira participou na noite de ontem, terça-feira, da abertura da 8ª edição Feira de Sergipe, na praça de eventos da orla de Atalaia. A feira, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prosseguirá até o próximo dia 27 de janeiro, das 17h às 23h.

Nos 274 stands, turistas e sergipanos podem conhecer o que há de melhor no artesanato do Estado. Também são oferecidas aos visitantes apresentações culturais, folclóricas, artísticas e comidas típicas. Edvaldo visitou diversos stands, apreciando o artesanato, e degustou alguns pratos típicos. No espaço da Prefeitura Municipal de Aracaju ele comeu tapioca e assistiu a apresentação de um vídeo que ressalta as belezas de Aracaju. "Aqui cada Prefeitura traz o que sua cidade represent. É um momento importante para mostrarmos aos sergipanos o que nós produzimos, desde o artesanato, a produção agrícola até o folclore", comentou.

Ele ainda ressaltou o compromisso do Sebrae em organizar a feira. "É uma feira que já é um grande sucesso e que este ano confirma mais uma vez a competência do Sebrae. Nós, como poder público, apoiamos e estamos juntos nessa realização, pois esse é um evento que já faz parte do calendário turístico do Estado", elogiou o prefeito.

O governador Marcelo Déda também prestigiou o evento. "A feira serve para aproximar o consumidor daquilo que é produzido no campo e na cidade pelos pequenos empreendedores, agricultores familiares. Dessa forma, ela ajuda a estimular o empreendedorismo e aproxima o produtor dos seus clientes da cidade", declarou.

O superintendente do Sebrae, Zezinho Guimarães, disse que a expectativa de público e vendas é a melhor possível. "Esperamos receber nesse espaço mais de 120 mil pessoas. Este é um investimento de mais de R$ 500 mil e acreditamos que vamos gerar cerca de 1.200 empregos indiretos. Já no artesanato, esperamos fazer negócios em torno de R$ 1 milhão", afirma.

O prefeito ainda convidou o povo sergipano e os turistas a visitar a feira. "Que as pessoas venham ver tudo que Sergipe tem de bom na área de artesanato, de cultura e comidas típicas". A dona de casa Maria Alves Guimarães, pelo segundo ano consecutivo, visitou a Feira de Sergipe acompanhada de filhos e netos. "Estou aqui para prestigiar nossa cultura e o artesanato, que não há melhor em outro local. Também venho porque a feira é sempre muito bem organizada e ainda posso desfrutar da beleza da orla de Atalaia", conta.

Quem sempre volta também é a comerciante Maria Floraci Cardoso, que este ano está expondo seus produtos feitos de cipó e palha. "Com esse material faço bolsas, tapetes, cestas, luminárias e é aqui que divulgo meu trabalho. No ano passado vendi para turistas de vários Estados do Brasil, fiquei muito satisfeita e resolvi participar novamente", contou.

Estavam presentes também à abertura da Feira de Sergipe, o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues; o presidente da Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emsurb), Sílvio Santos; a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos; o secretário de Governo, Bosco Rollemberg; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; além de secretários estaduais.