A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tranqüiliza a população aracajuana e reitera que não há motivo para pânico com relação à febre amarela em Sergipe. Até então, o único caso de suspeita da doença é de um sergipano que se deslocou do Estado de Goiás e apresentou sintomas semelhantes ao da dengue e/ou da febre amarela.
"Não há motivos para pânico. Não existe a transmissão da febre amarela no Estado de Sergipe. A Vigilância Epidemiológica tem a obrigação de atuar e fazer a suspeita precoce em pessoas que se apresentem doentes e que vieram de zonas de áreas endêmicas transmissoras da doença", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Santos.
A coordenadora pede à população colaboração no sentido de só procurar as unidades de saúde para tomar a vacina se for viajar para áreas de risco. "Ou seja, devem tomar a vacina contra a febre amarela, uma semana antes da viagem, apenas aqueles que deverão neste período se dirigir aos estados do Maranhão, Minas Gerais e as regiões do Norte e Centro-Oeste do país", explica Tânia Santos.
Suspeita
Os técnicos da Vigilância Epidemiológica da SMS estão acompanhando diuturnamente o caso de suspeita de febre amarela em Aracaju. O paciente deu entrada no Hospital Municipal da Zona Norte Nestor Piva, ontem, quinta-feira. Ele está em observação clínica e apresenta boa evolução. Trata-se de um sergipano, ex-morador da cidade de São Cristóvão, de 39 anos de idade, que retornou recentemente do Estado de Goiás. Ele chegou de viagem apresentando febre alta.
Todos os exames (hemograma, fígado e rins) já foram feitos e estão dentro da normalidade. O exame virológico do paciente será realizado pelo Laboratório Evandro Chagas, do Pará, que é referência nacional. A amostra do sangue foi enviada para o laboratório hoje, sexta-feira, e o resultado deverá sair no prazo de oito a dez dias.
Locais de vacinação
A Vigilância Epidemiológica de Aracaju informa que nesses últimos 15 dias foram aplicadas mais de cinco mil vacinas contra a febre amarela. Dez Unidades de Saúde da Família (USFs) oferecem vacinação contra febre amarela na capital. São elas: USF José Machado de Souza (Santos Dumont); USF Joaldo Barbosa (Bairro América); USF Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); USF Cardoso Nascimento Junior (bairro José Conrado de Araújo); USF Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré), USF Maria do Céu (Centro); USF Dona Sinhazinha (Grageru); USF Geraldo Magela (Orlando Dantas); USF Francisco Fonseca e USF Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança).