ProJovem reúne alunos para debate sobre ‘Justiça e Trabalho'

Educação
22/01/2008 10h21
Início > Noticias > 33868

Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) do Governo Federal está implantado na capital sergipana, onde atende 1.300 jovens com idade entre 18 e 24 anos que estudaram até a 4ª série do Ensino Fundamental, mas não concluíram a 8ª série e estão fora do mercado de trabalho. A fim de debater com os participantes do Programa a temática ‘Juventude e Trabalho', na noite de ontem, segunda-feira, a coordenação do ProJovem esteve na Escola Municipal Laonte Gama, no bairro Santa Maria, juntamente com o delegado da Delegacia Regional do Trabalho, Fernando Guedes, que tirou dúvidas sobre as expectativas do mercado profissional.

Durante três meses, a coordenação do ProJovem irá levar diversas temáticas para serem discutidas nos 15 núcleos do Programa em Aracaju. Segundo o coordenador do Programa de Inclusão, Júnior Trindade, o ProJovem oferece a oportunidade de elevação da escolaridade e de qualificação profissional. "Além de o aluno ter a oportunidade de concluir o ensino fundamental, através de aulas de português, matemática, inglês, entre outros, ele também terá uma profissão para se dedicar no futuro", explica.

De acordo com coordenador municipal de qualificação profissional, Washington Luiz, o curso dura um ano e nos primeiros seis meses as aulas são teóricas. Depois tem início a parte prática. "São 20 horas semanais de aula. Eles recebem ainda lanche e uma bolsa auxílio de R$100 como forma de incentivo", declara ele. O interesse do aluno em sala de aula é vísivel, afirma a professora de inglês Ana Paula Barbosa Andrade. "Eles são otimos alunos e muito comprometdios em aprender e o principal é a relação de respeito que existe na sala de aula", observa a professora.

A aluna Denise Santos Evangelista de 19 anos, conta que antes não tinha perspectiva de um futuro melhor, entretanto, através do ProJovem, sua situação vai mudar. "Como sei que é importante concluir os estudos tenho me empenhado bastante, pois agora sei que posso melhorar minha vida", diz entusiasmada. Outro que está animado com o programa é Marcos Santos Conceição, de 21 anos. "Através do estudo e da minha profissionalização, sei que tenho condições de encontrar um bom emprego e quem sabe um dia me transformar em um delegado", planeja.

A coordenação do ProJovem possui parcerias com vários órgãos municipais, a exemplo da secretaria Municipal de Educação, de Governo e de Ação Social, além do Sistema S - Senac e Senai.