Edvaldo Nogueira prestigia lançamento do Projeto Nordeste do Banco do Brasil

Agência Aracaju de Notícias
22/01/2008 15h12
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira prestigia lançamento do Projeto Nordeste do Banco do Brasil

O presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e toda a diretoria da maior instituição financeira do país, estiveram em Sergipe pela primeira vez na história para assinar o protocolo de intenções com o Governo Estadual rumo à implantação do Projeto Nordeste: iniciativa que tem o objetivo de estreitar parcerias, reforçar a inserção regional e ajudar a desenvolver a economia nordestina. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da solenidade, ao lado do governador Marcelo Déda, no auditório do Starfish Resort Ilha de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros.

A programação incluiu ainda a realização do seminário ‘O Brasil e o Nordeste no Século XXI - O Banco do Brasil no Desenvolvimento de Sergipe", quando foram apresentadas as estratégias do plano de trabalho que vai integrar as ações de planejamento do Estado com as soluções oferecidas pelo banco para garantir o crescimento sustentável da região. As principais metas propostas são apoiar os arranjos produtivos locais e o comércio exterior; fortalecer a agricultura familiar; contribuir para a modernização da gestão empresarial; e melhorar os indicadores sociais.

Para alcançar esses objetivos até 2011, o BB assumiu diversos compromissos com a assinatura do protocolo de intenções, entre os quais aumentar o volume de crédito para os agricultores familiares em 281%; para as micro e pequenas empresas em 176%; e para as médias e grandes empresas em 181%. Essas metas deverão ser alcançadas através de parcerias com o Governo Estadual, prefeituras, ONG's, entes públicos e privados, demais instituições financeiras e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Parceria

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, esse é um momento muito importante, porque o planejamento do Banco do Brasil estará associado às políticas formuladas pelo Estado e pelos municípios para os próximos quatro anos. "Essa quantidade de recursos que o banco vai disponibilizar, através das suas diversas carteiras e setores, vai alavancar aquilo que já existe em Sergipe, alinhado ao que foi planejado pelo poder público. O investimento feito a partir da parceria e do planejamento é potencializado: todos os entes se organizam, investem e contribuem para gerar desenvolvimento e resultados onde mais precisa", afirmou.

Antônio Francisco de Lima Neto ressaltou a necessidade de consolidar ainda mais a presença do BB em Sergipe, Estado que tem ultrapassado o crescimento médio anual da economia brasileira (entre 4,5% e 5%). "Para nós, esses são investimentos relevantes e queremos que cresçam cada vez mais. O Estado tem um planejamento para os próximos quatro anos e estamos nos inserindo nesse contexto, apoiando as pequenas cadeias produtivas locais, a agricultura familiar e as pessoas jurídicas em geral", declarou o executivo, ao informar que a instituição tem hoje cerca de 50 agências, mais de 500 funcionários e 100 pontos de atendimento na capital e no interior sergipano.

O governador Marcelo Déda destacou a importância simbólica da presença do presidente e de toda a diretoria para anunciar pessoalmente o Projeto Nordeste do Banco do Brasil, instituição que completa 200 anos no próximo dia 12 de outubro. "É um fato muito importante que estamos testemunhando hoje: os dirigentes de uma organização bicentenária, criada por Dom João VI com a mudança da família real e que tem contribuído de maneira inestimável com o nosso país, pela primeira vez na história saírem de Brasília para fazer uma reunião em Sergipe e lançar uma série de ações em parceria com o poder público nas área do apoio institucional, transferência de tecnologia e desenvolvimento econômico", declarou.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Participação Popular de Aracaju, Rômulo Rodrigues, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), Sílvio Santos, e o superintendente municipal de transporte e trânsito de Aracaju, Antônio Samarone. Além de secretários de Estado, prefeitos, vereadores, deputados e o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Artêmio Barreto.

Também marcaram presença o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (Fapese), Ricardo Lacerda; o presidente do Banese, João Andrade; e os superintendentes regionais da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, e do Sebrae, Zezinho Guimarães.

Ao final do evento no Starfish Resort Ilha de Santa Luzia, Edvaldo Nogueira visitou a exposição de artesanato, mel, sabonetes e demais produtos confeccionados por entidades apoiadas pelo Banco do Brasil em Sergipe, montada no hall de entrada do auditório. O prefeito aproveitou a oportunidade para comprar uma peça conhecida como passadeira, produzida pela Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora.