Operadores do Cadastro Único participam de treinamento

Família e Assistência Social
23/01/2008 15h37
Início > Notícias > Operadores do Cadastro Único participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) é responsável pela execução de programas e projetos sociais voltados para a infância, adolescência, idosos e pessoas com deficiência. Na manhã de ontem, terça-feira, foi realizado no Centro Administrativo Aloísio Campos, o primeiro treinamento para divulgar o novo modelo do Cadastro Único e capacitar os operadores deste sistema. Participaram deste evento as pessoas que lidam diretamente com o cadastro e técnicos da Semasc.

Dentro da política da assistência social, o Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza no município de Aracaju. Essas informações são sistematizadas em um único banco de dados, proporcionando assim ao Governo Federal, aos estados e aos municípios conhecerem quem são, onde estão e como vivem essas famílias. Com isso, é possível elaborar e implementar políticas e programas sociais adequados às necessidades desta população. Para o cadastramento, é preciso que a família possua renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e preferencialmente a pessoa cadastrada seja do sexo feminino, sendo responsável pelo recebimento dos benefícios.

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único e gerente de tecnologia da informação, Ticiana Cabral, o treinamento serviu de alicerce para informações sobre o novo modelo que será implantado em 2009. "Uma das principais funções do Cadastro Único é instrumentalizar o processo de identificação e caracterização geral dos segmentos socialmente mais vulneráveis da população, a partir da unidade familiar", comentou.

"A intenção dessa capacitação foi para que as pessoas possam atender melhor e serviu para o esclarecimento e manuseio do Cadastro Único. Sendo este um banco de dados onde contém todas as informações necessárias para a coleta de informações em todas as esferas sociais, que servirá de implementação na construção de uma política pública mais dinamizada e ampla. Os programas utilizados pelo CadÚnico se referem aos Programas Bolsa Família, Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano", ressaltou a gerente de benefícios, Rosângela Theobald.

A assistente administrativa do Peti, Ana Paula Santos Fernandes de Souza, colocou sobre a sua satisfação em poder participar do treinamento. "Um treinamento como este é de suma importância, porque a gente tem que estar se atualizando para melhor atender aos usuários da assistência social do nosso município", frisou.

"A satisfação em poder estar participando de um treinamento referente ao novo modelo de cadastro que teremos em 2009 e que podemos adaptar para o modelo atual é de grande relevância para todos os operadores que lidam diretamente com essas famílias", afirmou a assistente social Maria Carmelita de Santana Amaral.