Núcleos orientam turistas que visitam a capital

Funcaju
23/01/2008 17h08
Início > Notícias > Núcleos orientam turistas que visitam a capital

"Como eu chego ao Parque da Cidade?", pergunta o professor baiano Bruno Acher, 29, logo que chega ao Núcleo de Informações Turísticas e Culturais, situado na Colina do bairro Santo Antônio. Assim como ele, dezenas de outros visitantes buscam informações acerca da capital sergipana em algum dos quatro núcleos distribuídos em pontos estratégicos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Respondendo às dúvidas de Bruno estava a estudante do curso de Turismo Vivian Beatriz, que faz estágio no Núcleo. Há um ano trabalhando no local, ela conta que já orientou pessoas de todo o país. "Aqui vem gente de Brasília, Tocantins, Goiás, Pernambuco e outros", ressalta. Sempre que alguém busca informações, a estagiária pede para que assine um livro de visitas, como forma de registrar a passagem dos turistas pela unidade da Funcaju.

Somente este mês, foram 33 assinaturas, mas, segundo Vivian, esse número não reflete a quantidade exata de turistas que por ali passaram. "Alguns vêm apressados e acabam não assinando", comenta. Além disso, muitos turistas já chegam ao local acompanhados de agentes que fazem esse trabalho de orientação.

Não foi o caso de Bruno, que está em Aracaju desde o último domingo, dia 20, acompanhado da esposa e da mãe. "Essa idéia dos pontos de apoio é bem interessante, pois ajuda muito o turista", elogia o baiano que pela primeira vez vem à capital sergipana e diz estar impressionado em vários sentidos. "A cidade é bonita, limpa e organizada", coloca o turista, antes de demonstrar bom humor ao dizer que só vai embora "quando o dinheiro acabar".

A aposentada Hosana Oliveira, 72, mãe de Bruno, também não conhecia Aracaju. Segundo ela, a primeira impressão não poderia ter sido melhor. "Estou adorando a cidade, por ter achado bem tranqüila e ventilada", afirma.

Normalmente, os turistas ao visitarem os atrativos da capital, aproveitam para buscar informações nos núcleos de apoio da Funcaju. Por isso, há outros pontos turísticos da cidade que recebem as unidades. São eles: o Mirante da 13 de Julho, a Ponte do Imperador, o Mercado Augusto Franco e a Praça da Bandeira. Os núcleos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.